21.09.2016
UFMG e UFVJM vão conduzir projeto de melhoria da atenção às doenças crônicas na região de Teófilo Otoni
Parceria entre as universidades foi selecionada pelo Programa HealthRise Brasil, da Medtronic Foundation; projeto baseia-se na experiência da Rede de Teleassistência de Minas Gerais, sob liderança do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG
Pesquisadores do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e das Universidades Federais do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (Faculdade de Medicina do Mucuri e Polo de Telessaúde da UFVJM) irão conduzir um projeto de melhoria da atenção às doenças crônicas na região do Vale do Mucuri, incluindo Teófilo Otoni e cidades adjacentes. Eles foram selecionados pelo Programa HealthRise Brasil, da Medtronic Foundation, que dará 900 mil dólares para o desenvolvimento de ações para aumentar a detecção e melhorar o controle de hipertensão e diabetes em adultos de 30 a 69 anos.
O projeto vai utilizar ferramentas de tecnologia da informação, como teleconsultorias com especialistas, sistemas de suporte a decisão e realização de exames à distância, para dar apoio à atenção básica, melhorar a capacidade do sistema público de saúde de reconhecer e tratar os pacientes com hipertensão e diabetes, além de promover hábitos de vida saudável e ajudar a reduzir o risco cardiovascular. Segundo o coordenador do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, o médico Antônio Luiz Pinho Ribeiro, a hipertensão e o diabetes estão entre os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares, como o infarto e o AVC (derrame). “Existem evidências que apontam que populações menos favorecidas são mais afetadas pelas complicações dessas doenças”, afirma.
O trabalho apresentado e selecionado baseia-se na experiência da Rede de Teleassistência de Minas Gerais, rede de pesquisa, assistência e educação em telessaúde que congrega sete universidades públicas mineiras, incluindo a UFVJM, sob a liderança do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG. A equipe terá 2 anos para desenvolver as ações, que serão gerenciadas com a colaboração da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). A Faculdade de Medicina do Mucuri (UFVJM) participará ativamente da coordenação e implantação do projeto.
A HealthRise
A HealthRise é uma iniciativa global de cinco anos, com patrimônio de US$ 17 milhões, fundada pela Medtronic Foudation. Ela foi projetada para expandir o acesso a assistência às doenças cardiovasculares e diabetes entre as populações carentes do Brasil, África do Sul, Índia e Estados Unidos.
No Brasil, além da região de Teófilo Otoni, o programa está implementando intervenções em Vitória da Conquista, na Bahia, em parceria com as organizações norte-americanas Abt associates e Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), além do Instituto de Ensino e Pequisa do Hospital Sírio Libanês (HSL), responsável pelo projeto no país. O objetivo principal do HealthRise é contribuir com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que planeja reduzir a mortalidade prematura associada às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) em 25% até 2025.
A Rede de Teleassistência
A Rede de Teleassistência de Minas Gerais tem desenvolvido projetos com o financiamento da FAPEMIG, CNPq e FINEP, de agências internacionais como o Instituto de Saúde Norte-americano (NIH) e a Fundação Verizon (EUA), e de contratos e convênios com Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e prefeituras de Minas Gerais. Desde sua fundação, ela já realizou mais que 2,8 milhões de eletrocardiogramas e 80 mil teleconsultorias, tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais.
Equipe coordenadora do projeto
Apresentação do Prof. Antonio Luiz Pinho Ribeiro
Equipe Projeto HealthRise Brasil