Três trabalhos de pesquisadores do CTS HC-UFMG foram premiados no 78º Congresso de Brasileiro de Cardiologia


ABC Cardiol: Mortalidade por doenças cardiovasculares segundo o sistema de informação sobre mortalidade e as estimativas do estudo carga global de doenças no Brasil, 2000-2017” , de autoria do coordenador de projetos do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, e dos pesquisadores Deborah Malta, Renato Teixeira e Gláucia de Oliveira, foi destaque no 78º Congresso de Brasileiro de Cardiologia, realizado em Porto Alegre (28 a 30/09).

“A importância desse trabalho é permitir uma avaliação mais precisa para que o planejamento das políticas de saúde pública sejam baseadas em estimativas confiáveis e os recursos alocados de forma mais eficiente”, ressalta Antonio Ribeiro, que juntamente com a professora Deborah Malta, também coordena a Global Burden of Disease Study (GBD), rede de colaboração entre pesquisadores.

Conheça mais sobre o projeto em gbdbr.com.br

Outros trabalhos premiados
O primeiro lugar “Melhor Tema Livre Pôster”, categoria Pesquisador, foi conquistado pelo trabalho de primeira autoria do professor Bruno Nascimento Ramos, intitulado “Ferramentas Combinadas de Telecardiologia para Estratificação de Risco Cardiovascular na Atenção Primária”. A publicação também carrega a autoria de Clareci Cardoso, Isabely Ribeiro, Gabriela Silva, Allan Bessa, Wanessa Vinhal, Mariela Coimbra, Cássia Silva, Marina Diniz, Lucas Fraga, Maria do Carmo Nunes e Antonio Ribeiro.

“Importante ressaltar que o estudo PROVAR+ já foi premiado quatro vezes como melhor trabalho do Congresso Brasileiro, nas categorias Jovem Pesquisador, tema livre oral; categoria Pesquisador, tema-livre oral; e, agora, como e-poster, categoria Pesquisador; além do reconhecimento também no Congresso Mineiro”, destaca Bruno Ramos.

O trabalho sobre a temática de redução nas taxas de mortalidade por doença cardiovascular no Brasil, apresentado pela cardiologista orientadora Luìsa Brant, também de autoria de Beatriz Gonçalves, Rafaela Lino, Ana Ciminelli, Juliana Souza, Bruno Nascimento, Antonio Ribeiro e Deborah Malta, conquistou o segundo lugar de “Melhor Tema Livre Pôster”, na modalidade Iniciação Científica.

Sobre o prêmio
Criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Prêmio SBC de Publicação Científica visa incentivar o envio de artigos originais sobre temas cardiovasculares às revistas Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC) e International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS). Três publicações foram contempladas, nesta edição: os dois melhores artigos originais publicados em 2022 e o artigo mais citado em 2022. Os prêmios foram entregues durante o 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia.

 

EnglishPortuguese