O controle de processos é uma estratégia utilizada para garantir a qualidade na manutenção de um sistema de prestação de serviços. O objetivo é fornecer informações para um diagnóstico eficaz na prevenção e detecção de problemas no processo avaliado e consequentemente auxiliar no aumento da produtividade através da resolução de tais problemas.
Neste contexto, foi realizada nos dias 13 e 14 de abril de 2011 , uma oficina de trabalho que contou com a participação de todas as secretárias e técnicos de informática dos pólos da Rede Mineira de Teleasssistência. A oficina teve como objetivo atualizar os profissionais na utilização de ferramentas de gestão, discutir a padronização das atividades realizadas no processo de implementação e monitoramento de serviços de telessaúde, além de propor melhorias nos processos atuais. O trabalho contou com a assessoria técnica da empresa Virtú Progresso Social e Ambiental na organização e condução da oficina.
Os participantes avaliaram positivamente os resultados o que pode ser constatado pela avaliação realizada (83% acharam que a oficina superou as expectativas ao final do segundo dia) e nos comentários feitos na dinâmica de encerramento:
…“Gostei da interação de todos os presentes, da integração e da participação de todos.”
…“Foi bom compartilhar idéias, conhecimentos e dificuldades.”
…“Pude ver no treinamento novas ações determinadas, interação de todos os pólos e perspectivas de crescimento e novos desafios.”
…”gostei de ouvir as opiniões, novas idéias e sugestões de melhorias.”
..“Foi importante o compartilhamento do conhecimento adquirido, ver as falhas, os grandes feitos e o que funciona.”
..”Gostei de conhecer melhor as pessoas e ouvir o ponto de vista de cada um.”
“Que seja uma constante a integração e treinamento das equipes.”
Ainda no encerramento, o desempenho dos colaboradores do polo de Montes Claros, Adriana e Carlos, na sensibilização dos municípios e usuários para utilização dos serviços, foi formalmente reconhecido.