Tratamento e diagnóstico do câncer de mama na pandemia são temas de seminário online


16.10.2020

Já estão abertas as inscrições para o seminário online “Câncer de mama: tratamento e diagnóstico na pandemia”, promovido pelo Setor de Mastologia do HC-UFMG, que irá apresentar os desafios do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama em tempos de pandemia, com destaque para o impacto dessa nova realidade no desfecho clínico. Serão duas mesas-redondas, das 14h às 16h, com participação de profissionais da área. O público-alvo são profissionais e estudantes da área da saúde, e comunidade em geral. Haverá emissão de certificado. Transmissão pelo canal do YouTube do Centro de Telessaúde do HC-UFMG.

No Brasil, a estimativa do INCA para cada ano do triênio 2020-2022 é de 625 mil novos casos de câncer, sendo o câncer de mama o segundo mais prevalente, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Infelizmente, por causa do diagnóstico tardio e pela demora no início do tratamento, a taxa de mortalidade é de 16%.

Por isso mesmo, neste ano, o tema da campanha Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia é “Quanto antes, melhor”, que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama, da adoção de um estilo de vida saudável e rastreamento a partir dos 40 anos de idade. Sendo a informação uma das armas da prevenção do câncer de mama, o movimento deste ano da SBM, que será online, conta com ações direcionadas para os hábitos que precisam ser adotados no dia a dia e que melhoram a qualidade de vida.

No HC-UFMG, em alusão à data, além do seminário online, um mural com perguntas e respostas sobre o câncer de mama será montado no hall do prédio principal. Já nas mídias sociais, uma campanha online irá promover o engajamento dos seguidores – estão previstos vídeos com depoimentos de pacientes curadas e uma live sobre saúde da mulher. 

Clique aqui para se inscrever

Programação: 

14h às 15h

MESA 1: CÂNCER DE MAMA: DO RASTREAMENTO AO TRATAMENTO

Moderador: Prof. Dr. Clécio Lucena – Chefe do Setor de Mastologia do HC-UFMG/ Prof. da Faculdade de Medicina da UFMG

  • RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO

Prof. Dra. Mônica Duarte, médica no HC-UFMG, com mestrado e doutorado em Saúde da Mulher – UFMG, professora de Mastologia – UNI-BH

  • TRATAMENTO CIRÚRGICO

Dra. Patrícia Lauria, médica do Serviço de Mastologia do HC/UFMG, mestre em Saúde da Mulher pela UFMG, Ginecologista e obstetra pela SBGO e Mastologista pela SBM

  • TRATAMENTO SISTÊMICO

Dr. Querino Pena Júnior, médico do Serviço de Cancerologia Clínica do HC-UFMG e da Oncoclínicas. Medicina Interna (SBCM) e Oncologia Clínica, membro SBOC, ASCO e ESMO.

15h às 16h

MESA 2: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DO CÂNCER DE MAMA

Moderadora: Maria de Fátima Seixas – Enfermeira do Setor de Mastologia do HC-UFMG – Ambulatório Jenny Faria.

  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO SETOR DE MASTOLOGIA 

Leydiane Andrade Ferreira, enfermeira da equipe da Saúde da Mulher Jenny Faria – HC-UFMG, especialista em Oncologia Clínica pela CEGESP e em Enfermagem Obstétrica pela UFMG.

  • FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

Nazir Felippe Gomes, fisioterapeuta especialista em mastologia e oncologia, membro da equipe de mastologia e oncologia do Hospital Mater Dei.

  • PSICOLOGIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NO HOSPITAL E EM CASA

Grace Pereira dos Santos, mestre em psicologia pela UFMG, psicóloga nas clínicas de Mastologia, Oncologia de Adultos, Oncoginecologia, Clínica da Dor, Cuidados Paliativos, Coloproctologia e Dermatologia do HC-UFMG.

EnglishPortuguese
Olá, sou Ana. Em que posso ajudar?
Chat Coronavirus