Simpósio vai debater os excessos da medicina moderna


09.02.2017

SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Reflexões, debates e o relato de experiências bem sucedidas integram a programação do evento

Simpósio vai debater os excessos da medicina moderna

Com o tema central “Aprendizado Compartilhado, Redes Colaborativas”, o Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais e o Grupo Mais Evidências, promove, entre os dias 15 os 18 de fevereiro, o II Simpósio de Prática em Saúde Baseada em Evidências. Reflexões, debates e o relato de experiências bem sucedidas integram a programação do evento, que acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. Na ocasião, será lançada ainda a Liga Acadêmica de Prática em Saúde Baseada em Evidências .

O seminário, direcionado para a comunidade acadêmica e hospitalar, incluindo pacientes, abordará tópicos de Clínica Médica, Medicina Hospitalar, Pediatria, Cirurgia, Ortopedia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia e Cardiologia. “O principal objetivo é promover a cidadania nos seus aspectos relacionados à saúde individual e coletiva. O foco maior será fomentar as decisões compartilhadas entre profissionais, pacientes e familiares informadas por evidências científicas. Isso pode ajudar a definir prioridades que merecem grandes esforços, reduzir desperdícios e promover a sustentabilidade dos sistemas de saúde”, afirma o chefe do Núcleo de Atendimento à  Tecnologia de Saúde, José Luiz Nogueira.

A comunicação de evidências para os pacientes também será discutida no simpósio  “Cidadania e Saúde – As evidências científicas, a informação e a participação dos pacientes nas ações e decisões na saúde”. As inscrições para este simpósio, que é voltado para pacientes, são gratuitas e podem ser feitas por meio do Conselho Municipal de Saúde, pelo e-mail comunicacaoconselho@pbh.gov.br.

Durante o evento, serão formadas duas mesas, cada uma delas com dois debatedores e um moderador. A primeira, “Ciência, propaganda e mídia”, irá discutir o papel da mídia e da publicidade na divulgação dos avanços da saúde. “No cenário atual, a informação transparente se tornou essencial. De um lado, há interesses comerciais, convivendo com práticas arraigadas que, à luz da ciência, já deveriam ter sido abandonadas (…) Como lidar com estas questões?”, questiona Nogueira . A segunda mesa terá como tema: “Reações aos desperdícios, excessos e omissões da moderna assistência à saúde”.

Para participar, é necessário realizar inscrição neste site até o próximo domingo (12). Após essa data, elas serão realizadas no local do evento. O valor varia de R$20 a R$200. Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

EnglishPortuguese