Rute apresenta Estratégia de Telessaúde para a CPLP em reunião no Itamaraty


30.10.2017

Representada pelo coordenador nacional, Luiz Ary Messina, a Rede Universitária de Telemedicina – Rute apresentou a Estratégia de Telessaúde para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a IV Reunião de Ministros de Saúde da CPLP, realizada no dia 26/10, no Itamaraty, em Brasília.

A Estratégia foi aprovada em reunião técnica da CPLP em março de 2016 e atualizada e assinada pelos estados membros na I Reunião de Telemedicina e Telessaúde da CPLP em setembro deste ano, em Cabo Verde. O documento contempla também as resoluções de expansão da Rede de Bancos de Leite Humano e da ePORTUGUÊSe, ambas coordenadas pela FioCruz.

Além da abertura para novos projetos internacionais, convênios e expansões de atividades, a formalização oficial pela CPLP aumenta também o ganho do reconhecimento nacional das atividades da Rute (RNP). Também esteve presente na reunião o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Carlos Vital.

A CPLP é composta por nove países: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

 

Foto: Antonio Cruz- Agência Brasil

Fonte: RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Disponível em: <http://rute.rnp.br/exibicao-conteudo?boletim-compilado-id=15208643>. Acesso em: 30 de outubro de 2017.

EnglishPortuguese