RTMG concede entrevista à CBN-Belo Horizonte


22.06.2016

Beatriz Alkmim, co-coordenadora da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), e coordenadora do Projeto Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) no HC-UFMG, concedeu ontem, dia 22/06/2016, uma entrevista à rádio CBN-Belo Horizonte. Durante a entrevista foi explicado o funcionamento dos serviços de Teleconsultoria e Telediagnóstico da RTMG  que hoje atende 780 municípios de Minas Gerais.

O sistema de teleconsultoria constitui um sistema de segunda opinião para discussão de casos clínicos entre profissionais de saúde dos municípios atendidos e especialistas de uma das sete universidades parceiras da Rede. Até Maio de 2016 foram respondidas mais de 78 mil teleconsultorias em diversas áreas da saúde.

Os serviços de telediagnóstico da RTMG incluem laudos de eletrocardiogramas (ECGs), MAPA, Holter e retinografia efetuados a distância e discussão de casos clínicos online em cardiologia. Os serviços de telessaúde demonstram grande potencial na redução de encaminhamentos de pacientes para grandes centros e facilitam o acesso a serviços especializados, reduzindo custos e tempo de diagnóstico.

Todo o serviço prestado é possível graças à infraestrutura de telecomunicação propiciada pelo Projeto RUTE/RNP nos hospitais universitários. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)  visa aprimorar projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de novos trabalhos interinstitucionais, fornecendo às instituições públicas de pesquisa e ensino superior, infraestrutura de redes avançadas como os serviços de videoconferência e Telepresença, que possibilitam a realização de reuniões com áudio e vídeo de alta qualidade entre participantes em diferentes locais, atualmente disponíveis em nove salas distribuídas por seis estados do país, uma delas localizada no Centro de Telessaúde do HC-UFMG.

Escute aqui a entrevista completa

 

EnglishPortuguese