Resultados Março 2016


O Centro de Telessaúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais realizaram até março/2016 o total de 2.585.919 laudos de eletrocardiogramas e 75.866 teleconsultorias respondidas. Em 2016, as pesquisas de satisfação respondidas apontam que 92% dos usuários declararam-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as respostas obtidas pelas teleconsultorias. A pesquisa apontou também que dos atendimentos realizados, em 66% dos casos evitou-se o encaminhamento dos pacientes a outros níveis de atenção com o uso do sistema de teleconsultoria.

Marco1

Marco2

Marco3

A cada mês uma faixa populacional será selecionada e o respectivo município apresentado.

Destaque do mês: Alterosa – Faixa populacional de 10.001 até 20.000 habitantes.

No próximo mês, destacaremos o município com maior produção na faixa populacional de 20.001 até 50.000 habitantes.

CIDADE DESTAQUE – Teleconsultorias

Março/2016

Alterosa, MG

 

População estimada 2015 (IBGE): 14.434

População 2010 (IBGE): 13.717

 HISTÓRIA DE ALTEROSA

Conta-se que os primeiros a habitar os territórios Sul e Sudoeste de Minas tenham chegado por volta do início do século XVII. Alguns historiadores defendem que a chegada dos primeiros habitantes ocorreu na década de 1670, a partir da exploração do território mineiro pela bandeira de Fernão Dias é que a cidade de Alterosa se constituiu como um dos primeiros arraiais do Sul de Minas Gerais.

A busca por metais preciosos, durante o século XVIII, trouxe inúmeros imigrantes para a região das minas, que além de povoar a região, desenvolveram sua estrutura social e econômica.

O desenvolvimento local contribuiu para o surgimento do trabalho dos chamados “tropeiros”. Para abrigá-los foram construídas diversas pousadas, uma delas foi de José Rodrigues Moreira, vindo do Espírito Santo por volta de 1700, que também iniciou um processo de desenvolvimento do povoado.

José Rodrigues ergueu uma capela em homenagem a São Joaquim, dando o mesmo nome do santo ao córrego, pousada e ao próprio povoado. Posteriormente, devido à proximidade com a serra coberta pela vegetação da mata atlântica, o local passou a ser chamado de São Joaquim da Serra Negra em referência ao verde escuro que, visto á distância, apresentava-se como negro.

Devido ao seu relevo e vegetação, o local investiu nas atividades de abastecimento das minas, a produção da terra era utilizada para a autossubsistência e para a exportação. Atualmente, a economia da cidade baseia-se na agricultura e pecuária, além da produção industrial.

Fontes: http://www.alterosa.mg.gov.br/conteudo/alterosa/historia (acessado em 04/04/2016)

M1 M2

Fonte: http://www.nascentesdasgerais.com.br/products/alterosa-mg/ (acessado em 04/04/2016)

GRÁFICOS

Marco4

Marco5

 

Marco6 Marco7

 

 

 

EnglishPortuguese