O Centro de Telessaúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais realizaram até setembro/2014 o total de 1.865.550 laudos de eletrocardiogramas e 62.379 teleconsultorias respondidas. Em 2014, as pesquisas de satisfação respondidas apontam que 95% dos usuários declararam-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as respostas obtidas pelas teleconsultorias. A pesquisa apontou também que dos atendimentos realizados, em 83% dos casos evitou-se o encaminhamento dos pacientes a outros níveis de atenção com o uso do sistema de teleconsultoria.
População estimada 2014 (IBGE): 5.881
População 2010 (IBGE): 5.579
O arraial recebeu o nome de Patis, devido à abundância de coqueiros na região e havia um por nome de Pati.
A região foi habitada por índios Tapuias. Por volta de 1885, chegou uma portuguesa, Dª
Balbina Ferreira de Barros que comprou uma fazenda e construiu uma capela. Posteriormente, doou a fazenda para a igreja onde já havia se formado um povoado, em torno da capela.
Anos mais tarde, em 1904 o fazendeiro Joaquim Mendes Camelo, chegou e construiu uma escola e uma igreja denominada Sant’ana que até hoje é a padroeira da cidade.
Em 1936, o povoado se desenvolveu o suficiente e tornou-se distrito de Montes Claros.
Em 1944, o primeiro médico da cidade, Dr. Aroldo Tourinho cobrava uma taxa mínima para consulta devido as condições financeiras do povo da região. Havia uma alta taxa de mortalidade Infantil que eram causadas principalmente por Catapora, Sarampo, Coqueluche, Mal de sete dias.