O Centro de Telessaúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais realizaram até outubro de 2015 o total de 2.389.581 laudos de eletrocardiogramas e 72.270 teleconsultorias respondidas. Em 2015, as pesquisas de satisfação respondidas apontam que 96% dos usuários declararam-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as respostas obtidas pelas teleconsultorias. A pesquisa apontou também que dos atendimentos realizados, em 71% dos casos evitou-se o encaminhamento dos pacientes a outros níveis de atenção com o uso do sistema de teleconsultoria.
A cada mês uma faixa populacional será selecionada e o respectivo município apresentado.
Destaque do mês: Chapada do Norte – Faixa populacional 10.001 até 20.000
No próximo mês, destacaremos o município com maior produção na faixa populacional de 20.001 até 50.000 habitantes.
População estimada 2014 (IBGE): 15.657
População 2010 (IBGE): 15.189
HISTÓRIA DE CHAPADA DO NORTE
O município de Chapada do Norte possui uma área de 828 Km² e está situado no Alto Vale do Jequitinhonha, na região nordeste de Minas Gerais.
Comandados por Sebastião Leme do Prado, os bandeirantes paulistas chegaram por volta de 1728 em busca de ouro à margem do rio Capivari, sendo os primeiros habitantes do local. Por volta do ano 1743, com a decadência das lavras de Minas Novas, houve escassez de alimentação para os moradores da região. Os escravos foram mais atingidos pela falta de alimento, além dos maus tratos e castigos que já recebiam dos capitães do mato, situação que provocou um grande número de fugas e a formação de Quilombos nos lugares denominados Macuco, Bandeirinha e Bandeira Grande.
Os escravos foram constantemente perseguidos e consequentemente se afugentaram para as bandas do rio Capivari, num local assentado na ponta de um espigão próximo ao rio. Na região encontraram grande quantidade de ouro e a partir dai fundaram a primitiva povoação de Santa Cruz da Chapada. Subordinada a capitania da Bahia, desde 1729, passa mais tarde a integrar o território de Minas Gerais, devido aos problemas gerados pelas extrações diamantíferas.
Conforme o historiador Pizarro, por volta de 1728, quando se repartiu o ribeirão Bom Sucesso (atual Minas Novas) foram formados dois povoados denominados Paiol e Itaipaba, dando origem a Chapada do Norte.
Fonte: http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=311610&search=||infogr%E1ficos:-hist%F3rico (Acessado em 06/11/2015)
Fonte: http://mauro-machado.blogspot.com.br/