O Centro de Telessaúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais realizaram até novembro/2014 o total de 1.947.650 laudos de eletrocardiogramas e 63.967 teleconsultorias respondidas. Em 2014, as pesquisas de satisfação respondidas apontam que 95% dos usuários declararam-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as respostas obtidas pelas teleconsultorias. A pesquisa apontou também que dos atendimentos realizados, em 81% dos casos evitou-se o encaminhamento dos pacientes a outros níveis de atenção com o uso do sistema de teleconsultoria.
População estimada 2014 (IBGE): 10.678
População 2010 (IBGE): 10.647
O primeiro homem branco a se fixar na região, cujo nome se conhece, foi Antônio Maranhão, de cujo sobrenome veio o topônimo, anexado ao nome do santo padroeiro da localidade.
Admite-se que a chegada desse primeiro morador se tenha dado no ano de 1900, embora não se conheçam documentos positivos a respeito. Em 1907, outros habitantes se fixaram, ocupando-se em atividades temporárias. Foram eles Francisco, cognominado “Chico Margarida”, Furbino Coelho e Antônio Soares Pimenta. Este último, juntamente com seu filho, foi dos moradores que se bateram pela elevação do povoado à categoria de distrito, o que veio acontecer a 7 de setembro de 1923, tendo o novo distrito recebido o nome de “Murubau”, denominação que não conseguiu apegar-se ao uso local, voltando, mais tarde, a ser substituída pelo antigo nome de São Sebastião do Maranhão.