O Centro de Telessaúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais emitiram em maio de 2017 o total de 49.226 laudos de eletrocardiogramas, 49 laudos de Holter, 4 laudos de MAPA, 22 laudos de retinografia e responderam 2.351 teleconsultorias, gerando uma economia de R$ 2.938.370,98 pela redução de encaminhamentos. As pesquisas de satisfação respondidas, em maio de 2017, apontam que 91% dos usuários declararam-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as respostas obtidas pelas teleconsultorias. A pesquisa apontou também que dos atendimentos realizados, em 69% dos casos evitou-se o encaminhamento dos pacientes a outros níveis de atenção com o uso do sistema de teleconsultoria.
População estimada 2016 (IBGE): 7.642
Nova Porteirinha é a rainha fecunda de um reino: o Vale do Gorutuba. Terras férteis, topografia e condições climáticas favoráveis a diversas atividades agropecuárias e o potencial do rio Gorutuba foram condições determinantes para a implantação do Perímetro Irrigado, pelo Governo Federal.
A margem direita do rio Gorutuba, nessa região, era habitada por pequenos produtores rurais. O grande impulso para o aumento da população foi a Construção da Barragem Bico da Pedra, cinco quilômetros do local onde hoje está a sede do município, inaugurada em março de 1979, e depois a implantação do Perímetro Irrigado do Gorutuba, localizado na margem direita do rio, ocupando parte significativa da área do município (quase cinco mil hectares) e que desempenha papel de suma importância no desenvolvimento não só do município, mas de toda região. No Perímetro, são produzidas diversas variedades de frutas, com predominância da bananicultura, representando mais de 50% da quantidade e valores produzidos como: limão, maracujá, manga, uva e muitas outras, além de grande quantidade de grãos, como feijão, sorgo, milho e ainda o plantio comercial de árvores, destaque para o mogno.
Fonte: Prefeitura Nova Porteirinha. Disponível em: <http://www.novaporteirinha.mg.gov.br/index.php/a-cidade> Acesso em: 3 de Julho de 2017