Resultados Setembro 2016

O Centro de Telessaúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais emitiram em setembro de 2016 o total de 48.554 laudos de eletrocardiogramas, 76 laudos de Holter, 23 laudos de MAPA, 110 laudos de retinografia e responderam 2.570 teleconsultorias, gerando uma economia de R$2.591.700,50 pela redução de encaminhamentos. As pesquisas de satisfação respondidas, em setembro de 2016, apontam que 92% dos usuários declararam-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as respostas obtidas pelas teleconsultorias. A pesquisa apontou também que dos atendimentos realizados, em 71% dos casos evitou-se o encaminhamento dos pacientes a outros níveis de atenção com o uso do sistema de teleconsultoria.

set2

set3

set4

A cada mês uma faixa populacional será selecionada e o respectivo município apresentado.

Destaque do mês: Rio Pardo de Minas – Faixa populacional de 20.001 até 50.000 habitantes.

No próximo mês, destacaremos o município com maior produção na faixa populacional acima de 50.000 habitantes.

CIDADE DESTAQUE – Teleconsultorias

Setembro/2016

Rio Pardo de Minas, MG

População estimada 2016 (IBGE): 30.878

HISTÓRIA DE RIO PARDO DE MINAS

No final do século XVII, vindos da Bahia, desbravadores chegam ao norte de Minas. Na confluência dos rio Preto e Pardo, uma fazenda de criação de gado é transformada, em 1698, na Colônia Antônio Luiz dos Passos. Aventureiros interessados na exploração do ouro e na criação de gado fixam residência nas imediações da Colônia. É construída a capela de Nossa Senhora da Conceição. Em 1740, o arraial é elevado a Paróquia e, em 1757, constrói-se a igreja matriz. Em 1831, é um dos mais importantes arraiais da região. Um decreto da Regência, de 13 de outubro do mesmo ano, eleva-o à categoria de vila. A Vila de Rio Pardo é instalada em 26 de agosto de 1833 pelo presidente da Câmara de Minas Novas, padre Carlos Pereira Freire de Moura, que preside a primeira Câmara da Nova Comuna. A revisão administrativa do Estado de Minas Gerais de 1941 cogita mudar o nome de Rio Pardo para Venceslândia, mas essa denominação durou apenas três meses. A denominação de Rio Pardo de Minas foi definida por decreto estadual em 1943.

GRÁFICOS

set5 1