O Centro de Telessaúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais emitiram em outubro de 2016 o total de 41.050 laudos de eletrocardiogramas, 48 laudos de Holter, 19 laudos de MAPA, 118 laudos de retinografia e responderam 2.505 teleconsultorias, gerando uma economia de R$ 2.208.345,12 pela redução de encaminhamentos. As pesquisas de satisfação respondidas, em outubro de 2016, apontam que 90% dos usuários declararam-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as respostas obtidas pelas teleconsultorias. A pesquisa apontou também que dos atendimentos realizados, em 70% dos casos evitou-se o encaminhamento dos pacientes a outros níveis de atenção com o uso do sistema de teleconsultoria.
A cada mês uma faixa populacional será selecionada e o respectivo município apresentado.
Destaque do mês: Barbacena – Acima de 50.000 habitantes.
No próximo mês, destacaremos o município com maior produção na faixa populacional até 5.000 habitantes.
População estimada 2016 (IBGE): 135.829
HISTÓRIA DE BARBACENA
Conhecer Barbacena é conhecer quase 300 anos da formação de uma das regiões mais importantes de Minas Gerais. Urna história que começou em 1698, quando o Capitão Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias, abre o caminho que parte do Rio de Janeiro ate a Borda do Campo, o primeiro núcleo colonial desta imensa região. Por este Caminho Novo das Minas Gerais, não só passaram todas as riquezas do Ciclo do Ouro, como também vários episódios históricos do Séc. XVIII: O extermínio de nossos índios, a Guerra dos Emboabas, a Inconfidência Mineira.
Situada no alto da Mantiqueira, a 1.160m de altura, é a porta de entrada para a história de Minas. O Barroco começa aqui, nas obras arquitetônicas do Séc. XVIII, sendo fácil o acesso às demais cidades históricas, onde ele predomina. Seu nome é uma homenagem ao Visconde de Barbacena, Governador da Província de Minas Gerais em 1791.
Fonte: http://www.tiradentes.net/barbacena.htm