IIPE-UNESCO recebe diretores e representantes do Centro de Telessaúde HC/UFMG. A equipe do HC vencedora do Prêmio Nacional “Melhores Práticas da Rede Federal de Educação”, uma iniciativa do Ministério da Educação do Brasil e Oficina da Unesco no Brasil foi recebida em Buenos Aires capital da Argentina pela equipe do Instituto Internacional de Planeamiento de La Educación (IIPE), Instituto sede da Unesco na América Latina.
A agenda de visitas e reuniões centrada no tema “Aplicação da Telemedicina e seus desafíos” foi extensa e extremamente rica. O grupo mineiro acompanhadode uma representante do MEC/Brasil , Sra Anésia Gonçalves, foi recepcionado pela diretora do IIPE, Dra Margarita Poggi e Dr. Pablo Vinocur diretor de Desenvolvimento Humano, responsável por acompanhar a equipe durante todas as atividades programadas.
Nos três dias de visita foram realizados encontros com representantes dos Ministérios da Saúde da Argentina (Ministerio de Salud de La Nación Argentina), Ministério da Saúde da Provincia de Buenos Aires, Ministério da Educação, OPAS, diretores de hospitais, professores e diretores de Faculdades de Medicina, Ciências da Saúde e outras organizações de Saúde na Argentina.
Em visita ao Hospital Garrahan, hospital de alta complexidade e referencia nacional em Pediatria, foi possível interagir e trocar experiências com o Grupo de Telemedicina desse importante hospital que desde 1997, coordenado pelo Dr. Carniglia, desenvolve atividades de telessaúde tendo sido implantadas 120
“Oficinas de Comunicação à distancia” em 12 províncias. Essas oficinas estão plenamente integradas ao Programa de Referencia e Contra-referência da Província.
Na Cidade de la Plata, capital da Província de Buenos Aires, a equipe foi recebida pelo vice ministro de Saúde, Dr. Sergio Alejandree acompanhado de subsecretários, assessores e diretores de hospitais para uma manhã de discussões e intercambio de experiências. Baseado num sistema de 2ª opinião e realização de diagnósticos em tempo real, Centros de Saúde de municípios estão conectados a Hospitais de média e/ou alta complexidade. Uma Rede de Diagnóstico por Imagem implantada recentemente conecta Unidades de Pronto Atendimento ao Hospital Pediátrico da capital la Plata. (veja na íntegra a matéria sobre a visita brasileira e outras experiências de telessaúde da Província no site do Ministério da Saúde da Provincia de La Plata ( http://www.ms.gba.gov.ar/ ) .
As expectativas do grupo foram plenamente atendidas e até superadas já que foram conhecidas experiência práticas de menor porte porem similares aquelas
vivenciadas pelo grupo de telessaúde do Hospital das Clínicas. Encaminhamentos para futuras colaborações na área de Telemedicina e em particular na área de Economia da Telessaúde foram discutidas e bem acolhidas por ambas as partes. A Unesco agradeceu ao grupo brasileiro reiterando que a visita se mostrou um importante fator de motivação para os grupos de telessaúde da Argentina. Assim todos saíram ganhando: premiados e premiadores!!!
Todas as despesas da viagem foram custeadas pelo MEC e escritório da UNESCO no Brasil.