Utilização Programa Tele Minas Saúde por Profissionais Vinculados ao Programa Governamental de Valorização da Atenção Básica (PROVAB)


Cardoso CS, Mourão NPS, Lanza RP, Vinhal WC. Utilização Programa Tele Minas Saúde por Profissionais Vinculados ao Programa Governamental de Valorização da Atenção Básica (PROVAB). Rev Med Minas Gerais. Belo Horizonte. 2014. 24 (Supl 9): p 35-54

Introdução: Telessaúde é a transmissão de informações e dados médicos utilizando redes de telecomunicação a centros de . O estado de Minas Gerais (MG) assume notoriedade nesse campo, com o programa Tele Minas Saúde, desenvolvido pela Rede de Teleassistência de MG (RTMG) que disponibiliza serviços de telecardiologia e teleconsultoria em especialidades para profissionais de saúde da Atenção Primária. O programa é executado em parceria com seis universidades: UFMG, UFSJ, UFJF, Unimontes, UFU e UFTM. Atualmente, a RTMG acompanha e disponibiliza estes serviços para médicos do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (PROVAB).

Objetivos: apresentar os resultados da implantação, monitoramento e utilização do sistema de teleconsultorias por profissionais do PROVAB e comparar a efetividade dos treinamentos presenciais realizados pelo polo UFSJ/CCO em relação àqueles realizados na rotina da RTMG.

Metodologia: acompanhamento de 62 médicos do PROVAB em MG, de abril a dezembro de 2013 pelo polo UFSJ/CCO.

Resultados: observou-se maior utilização do sistema por profissionais treinados presencialmente (70%), quando comparado ao treinamento na rotina do programa (30%) (P-valor <0,05), porém observou-se uma baixa utilização pela maioria dos profissionais (24,2%).

Discussão: o treinamento presencial apresenta maior impacto na utilização de teleconsultorias.

Conclusão: o monitoramento pelo polo UFSJ/CCO apresentou impacto positivo sobre o número de teleconsultorias realizadas. Nesse sentido, acredita-se que a RTMG deve investir em treinamentos presenciais.

Download

EnglishPortuguese
4