Projeto Telediagnóstico – Telessaúde Roraima é destaque na “1ª Mostra Estadual de Experiências Exitosas: Mostra Roraima, aqui tem SUS”


08.04.2019

O Telessaúde Roraima participou como convidado da 1ª Mostra Estadual de Experiências Exitosas: Mostra Roraima, aqui tem SUS onde os servidores municipais de saúde submetem seus artigos sobre as experiências vivenciadas na atenção e cuidado da APS aos  usuários do SUS. A I Mostra Roraima AQUI TEM SUS, contou com  a publicação de trabalhos dos municípios de Boa Vista, Bonfim, Rorainópolis e São João Baliza – os trabalhos demonstraram o comprometimento dos profissionais da Atenção Básica a Saúde comprovada pela a apresentação dos seus projetos. O município do Bonfim logrou o primeiro lugar entre os municípios participantes, sendo relevante o quesito inovação que o programa Telessaúde propõe, pela eficácia do processo do cuidar e a extrema importância que tem a ferramenta desenvolvida pelo Núcleo do Hospital das Clinicas de Minas Gerais e disponibilizada para todos os Núcleos Estaduais de Telessaúde que respondem pela implantação e suporte da ferramenta dos Estados na Atenção Básica.

Certificamos que a experiência: A IMPLANTAÇÃO DA OFERTA NACIONAL DE TELEDIAGNÓSTICO (ONTD) QUALIFICANDO SERVIÇOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS), de autoria de VALQUIRIA BRITO WAISMANN TATAYRA, do município de Bonfim, apresentada na 1ª Mostra Estadual de Experiências Exitosas: Mostra Roraima, aqui tem SUS, realizada no dia 05 de abril de 2019 em Boa Vista – Roraima foi classificada em 1º lugar, como melhor experiência.

A equipe do Telessaúde no Município de Bonfim gostaria de deixar os agradecimentos em nome da secretária municipal de saúde de Bonfim, Lisete Spies a todos os envolvidos nesta construção, em especial a servidora pública Maristela Veiga (Coordenadora do Núcleo de Telessaúde de Roraima) e a Maria Beatriz Moreira Alkmim (Co-Coordenadora do Centro de Telessaúde de belo Horizonte – MG), vocês fazem parte deste projeto e graças ao incentivos e oportunidades estamos relatando com o objetivo de que vários gestores tenham aceqtetasso dos vetores.positivos do programa Telessaúde para que assim seja ampliado e implantado em todos os estados e municípios, mostrando a eficácia dos programas proposto pelo SUS e pelo Telessaúde.

O telediagnóstico é o diagnóstico efetuado a distância, ou como definido pelo Ministério da Saúde, serviço que utiliza as tecnologias da informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico através de distâncias geográfica e temporalOs exames diagnósticos da área da saúde podem se utilizar das tecnologias da informação e comunicação, dependendo da transmissão de sinais biológicos, como sinais elétricos e imagens médicas ou radiológicas. A principal vantagem da utilização do telediagnóstico está na melhoria do acesso, especialmente para moradores de locais distantes dos grandes centros urbanos, aos métodos diagnósticos essenciais à atenção à saúde.

Acesse a galeria de fotos

Fonte: Telessaúde Roraima. Disponível em: <http://www.telessaude.rr.gov.br/index.php/noticias>. Acesso em 08 Abril 2019.

EnglishPortuguese