Projeto TeleCOVID-19 em Teófilo Otoni

05.08.2020

O TeleCOVID-19 já está disponível para a população de Teófilo Otoni desde o dia 20 de julho. O projeto financiado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e desenvolvido pelo Centro de Telessaúde do HC-UFMG/EBSERH visa realizar avaliação e atendimento de indivíduos com sintomas gripais e esclarecer dúvidas relacionadas à COVID-19. O acesso pode ser realizado por meio de contato telefônico com a Central de Atendimento ao Paciente (CAP) de Teófilo Otoni através dos números informados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A partir do dia 05 de agosto, o serviço pode ser acessado também pelo Chatbot através do hotsite telessaude.hc.ufmg.br, pelo site da Secretária Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e por meio de mensagem de texto pelo WhatsApp (31)7142-3018.  Dessa forma, é possível triar os pacientes com suspeita de infecção e identificar precocemente os casos que necessitem de atendimento presencial.

Os pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus são atendidos, por meio de teleconsulta, pela equipe de enfermagem e pela equipe médica do Centro de Telessaúde HC-UFMG. O telemonitoramento, realizado também durante todo período de isolamento domiciliar, é desenvolvido por equipe de profissionais do município de Teófilo Otoni e pelos alunos e professores da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, que assim como o Centro de Telessaúde, fazem parte da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) e são parceiras nesse projeto.

Os profissionais de saúde da cidade também contam com a disponibilização de materiais e ferramentas para assistência e capacitação, bem como o acesso a relatórios de gestão para que possam servir de subsídio na tomada de decisão para o melhor atendimento da população.  Até o dia 31 de julho, já foram realizados 1.672 atendimentos à população, sendo que 863 foram colocados em telemonitoramento. Ações como essas são fundamentais para gestores em saúde no enfrentamento da pandemia de COVID-19.