Projeto desenvolvido pelo Centro de Telessaúde do HC-UFMG recebe Prêmio Jovem Pesquisador


06.10.2016

O projeto de rastreamento de cardiopatia reumática em escolares através de ecocardiografia – PROVAR desenvolvido pelo Centro de Telessaúde do HC-UFMG foi contemplado com o Prêmio Jovem Pesquisador no Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Fortaleza, Ceará. Essa é a maior premiação de temas-livres da Cardiologia no Brasil.

O projeto tem como diretor o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Bruno Nascimento, e foi apresentado no congresso pela estudante Vitória Rezende do 7o período do curso de Medicina da UFMG.

O estudo PROVAR é o primeiro programa de rastreamento ecocardiográfico de cardiopatia reumática em larga escala do Brasil. Profissionais não-especialistas, telemedicina e uma combinação de aparelhos ecocardiográficos ultraportáteis e convencionais são utilizados para realizar rastreamento ecocardiográfico em escolas de áreas de risco socio-econômico em Minas Gerais (Belo Horizonte, Montes Claros e Bocaiúva). Cardiologistas especialistas nos Estados Unidos e no Brasil interpretam os exames por telemedicina de acordo com os critérios de 2012 da WHF.

Resultados demonstram que a prevalência ecocardiográfica de cardiopatia reumática (CR) entre crianças brasileiras moradoras de áreas carentes é comparável às taxas encontradas em países de baixa renda. Esses dados contribuem para a premente necessidade de aumento de investimentos para prevenção e detecção precoce da CR na América Latina.

Também participam do Provar, o coordenador da RTMG, Antonio Luiz Ribeiro; Maria do Carmo Pereira Nunes e Gabriel Assis do Carmo; as professoras Zilda Meira e Adriana Diamantino, da Universidade Estadual de Montes Claros; além de estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG.

Para mais informações sobre o projeto acesse aqui.

EnglishPortuguese