Participação da RTMG no Seminário de ampliação do conhecimento sobre as atuais ofertas de Telediagnóstico/Telemedicina no país


05.10.2016

Acontece hoje, 05/10, o “Seminário de ampliação do conhecimento sobre as atuais ofertas de Telediagnóstico/Telemedicina no país”, no Ministério da Saúde em Brasília – DF.

O coordenador da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), Antonio Luiz Pinho Ribeiro, ministrou apresentação sobre os resultados e serviços de telediagnóstico da RTMG.

O telediagnóstico é diagnóstico efetuado à distância, ou como definido pelo Ministério da Saúde, serviço “que utiliza as tecnologias da informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico através de distâncias geográfica e temporal” (Portaria nº 2.546, de 27 de outubro de 2011, do Ministério da Saúde). Diferentes exames diagnósticos da área da saúde podem se utilizar das tecnologias da informação e comunicação, dependendo da transmissão de sinais biológicos, como sinais elétricos e imagens médicas ou radiológicas. A principal vantagem da utilização do telediagnóstico está na melhoria do acesso, especialmente para moradores de locais distantes dos grandes centros urbanos, aos métodos diagnósticos essenciais à atenção à saúde.

Na Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), o tele-eletrocardiograma é a principal modalidade de exame de telediagnóstico realizado. Atualmente já foram realizados mais de 2,8 milhões de ECG pelo sistema de telessaúde, o que torna a RTMG um dos maiores serviços de telediagnóstico do mundo. O reconhecimento precoce do acometimento cardíaco em condições crônicas, como na hipertensão, e o reconhecimento de condições que exigem o tratamento rápido, como o infarto agudo do miocárdio e as arritmias cardíacas, são aplicações úteis e eficazes da tele-eletrocardiografia.

Os serviços de telediagnóstico da RTMG incluem além de laudos de eletrocardiogramas (ECG), laudos de MAPA, Holter e Retinografia.

Conheça mais os serviços da RTMG em: http://www.telessaude.hc.ufmg.br/servicos/

tom

Apresentação do Coordenador da RTMG, Antonio Luiz Pinho Ribeiro

EnglishPortuguese