Parceria CTS e Instituto Nacional de Cardiologia

20.02.2015

Foi realizado no dia 06 de Fevereiro de 2015 uma importante videoconferência  entre o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG (CTS-HC/UFMG) e o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) que tem sede no estado do Rio de Janeiro. Nessa videoconferência foi acordada parceria entre os dois serviços em novo projeto na área da telecardiologia.

parceria-ct-instituo-nacional-cardiologiaTrata-se de um estudo clínico com objetivo de analisar os benefícios da telecardiologia no apoio à atenção primária. Será um estudo randomizado realizado inicialmente nas cidades da baixada fluminense. O CTS-HC/UFMG utilizará toda expertise da Rede, empregando nesse projeto o software do próprio serviço. Os eletrocardiogramas (ECGs) serão analisados pelo INC, no Rio de Janeiro e a responsável pela coordenação do projeto no RJ será a DrªHelena Cramer.

Essa parceria é vista pelo Prof. Dr. Antônio Ribeiro, coordenador da RTMG e do CTS-HC/UFMG como uma extensão do projeto Minas Telecardio, da RTMG, atingindo agora o estado do Rio de Janeiro. Os exames serão realizados, a princípio, em 10 centros de saúde, provavelmente em Duque de Caxias.