Missão Angola – II Fórum das Doenças Crônicas


No período de 11 a 17 de novembro de 2012 foi realizada a terceira missão em Angola referente a implantação do Projeto Piloto de Telessaúde Brasil Angola. Nesta missão estiveram presentes na cidade de Huambo os pesquisadores do Centro de Telessaúde – HC/UFMG Maria Beatriz Moreira Alkmim, Renato Minelli Figueira e Lemuel Rodrigues Cunha.

missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-1Esta missão teve como objetivo dar continuidade à implantação do sistema de telessaúde na Direção de Serviços de Saúde do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (DSS/EMG/FAA) e avaliar as condições locais para aplicação da análise de custos do sistema de telessaúde a ser implantado.

Os pesquisadores participaram do II Fórum das Doenças Crônicas, cujo a principal atividade foi a sensibilização dos gestores e profissionais de saúde em telessaúde por meio de demonstração prática da telecardiologia. Como parte integrante do Fórum, no dia 14 de novembro de 9:00 as 18:00 foi realizado o Rastreio de Hipertensão Arterial e Diabetes na população civil e nas FAA, com inclusão da telecardiologia no trabalho de campo.

missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-2O Rastreio foi realizado na cidade do Huambo, sendo previamente divulgado para a população civil e Forças Armadas. Foram montados cinco postos de atendimento em diferentes locais da cidade, na área central e periferia. A metodologia constava de questionário sobre conhecimento prévio das doenças crônicas (hipertensão arterial e diabetes), aferição da pressão arterial, medida do peso, altura e circunferência abdominal e dosagem da glicemia. O eletrocardiograma digital era realizado a cada dez atendimentos e enviado por Internet ao Hospital Militar Regional onde estavam sediados os cardiologistas para sua análise.

missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-3No dia 13 de novembro foi instalada a infraestrutura da telecardiologia para os 5 (cinco) pontos de atendimento, realizados os primeiros testes de conexão e treinados 20 (vinte) profissionais de enfermagem e 7 (sete) técnicos de informática na realização do eletrocardiograma. Durante o treinamento foram realizados 11 eletrocardiogramas enviados ao Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG (CTS/HC/UFMG) para testes. Nessa ocasião foi aplicada a Escala de Satisfação dos Usuários Cardiosatis aos enfermeiros e médicos das FAA envolvidos no Rastreio como parte integrante do estudo epidemiológico.

Foram cedidos exclusivamente para essa atividade pelo CTS HC/UFMG cinco equipamentos de eletrocardiograma digital, sendo os computadores e outros materiais necessários cedidos pelo DSS/EMG/FAA.

missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-4Durante o Rastreio foram atendidas 1.396 pessoas e realizados 80 eletrocardiogramas. Os resultados foram então analisados e os resultados foram apresentados e discutidos no dia 15 de novembro durante o II Fórum de Doenças Crônicas pelo cardiologista Dr. Humberto Morais do Hospital Militar Principal de Luanda.

O sucesso desta missão, alinhados com os das missões anteriores, permitiram estabelecer as bases para implantação de Rede de Telessaúde no sub-sistema de saúde das Forças Armadas Angolanas.

Confira mais fotos:

missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-5 missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-6 missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-7 missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-8 missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-9 missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-10 missao-angola-ii-forum-doencas-cronicas-11

EnglishPortuguese