Membros RUTE participaram do Fórum Rute 2013 no VI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) em São Paulo

A sexta edição do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) foi realizada entre os dias 20 e 22 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Em paralelo às atividades do 6º CBTMS, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Coordenação Nacional da Rede Universitária de Telemedicina e a EBSERH/MEC, realizaram no dia 20/11, o Fórum Rute 2013. O evento foi coordenado por Luiz Ary Messina (Rute) e teve apresentação do diretor da EBSERH, Cristiano Cabral.
Cerca de 80 pessoas estiveram presentes, entre eles coordenadores e membros dos núcleos de telessaúde e telemedicina dos hospitais universitários e instituições onde a RUTE está presente. Atualmente a rede está formada por 82 núcleos em todo o Brasil.
Durante o evento, Messina lançou oficialmente o livro “Impactos da Rede Universitária de Telemedicina – Fase I 2006 a 2009” e apresentou os avanços da Rute, mostrando ações já realizadas e o mapa dos núcleos inaugurados em todo o Brasil. Também falou sobre melhorias de desempenho e ferramentas tecnológicas que possam ser usadas no dia-a-dia dos núcleos, desenvolvidas pela área de P&D da RNP.
Os membros Rute fizeram observações quanto à infraestrutura e atividades operacionais dos núcleos, destacando pontos positivos e negativos, e deram sugestões sobre processos de trabalho e ações que podem ser desenvolvidas para integrar ainda mais a rede e atender melhor os pacientes. Alguns coordenadores também participaram do Fórum por videoconferência como a prof. Magdala Novaes do núcleo de Pernambuco e a profa. Maria Beatriz Moreira Alkmim de Minas Gerais, que fizeram colocações importantes durante o Fórum Rute.