Med-e-Tel 2014


Desde 2002 acontece anualmente em Luxemburgo o fórum anual de Telemedicina e e-Saúde.A conferência é organizada pela Sociedade Internacional de Telemedicina e-Saúde (International Society for Telemedicine & eHealth – IsfTeH), sendo reconhecida oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma Organização não-governamental.

A 12ª edição da Med-e-Tel ocorreu de 9 a 11 de abril de 2014 com a participação esperada de 400 a 600 estudiosos de mais de 50 países. A Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), através do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, contribuiu com dois trabalhos que foram apresentados pelo Coordenador administrativo financeiro da RTMG, Daniel Neves.

No dia 9 de Abril, as 16h na sala de Conferência 2 foi apresentado o trabalho “Telehealth to Provide Support and Promote Continue Education for Primary Care Practitioners in Minas Gerais” (Autores: Milena Soriano Marcolino, Thais Ribeiro Lemos, Tati Guerra Pezzini Assis, Lidiane Souza, Maria Beatriz Moreira Alkmim, Daniel Neves). Nesse estudo, todas as teleconsultorias realizadas de Abril de 2007 a Dezembro de 2013 foram avaliadas e as de Janeiro a Março de 2012 analisadas. Conclui-se que os principais motivos de procura de teleassistência nesse período foram doenças de pele e subcutâneo (15,4%) e doenças infecciosas parasitárias (10,8%).

O outro trabalho “Clinical Quality Control of a Large Brazilian Teleconsultation Service: The Tele health Network of Minas Gerais” (Autores: Milena Soriano Marcolino, Priscilla Fortes de Oliveira Passos, Ana Luiza Nunes Franca, Bárbara Campos Abreu Marino, Lidiane Souza, Maria Beatriz Moreira Alkmim, Daniel Neves) avaliou a qualidade da teleconsultoria prestada pela RTMG. O estudo foi dividido em duas fases, uma de observação e outra de intervenção na comunicação entre quem solicita e quem atende às teleconsultorias. Os resultados evidenciaram uma melhora de 2,1% na qualidade das perguntas e 11,3% na qualidade das respostas.

O evento contou com a participação de profissionais, pesquisadores, empresas e instituições de todo o mundo, totalizando mais de 150 apresentações e oficinas. O sucesso do fórum enfatiza a crescente participação do uso da tecnologia em saúde em escala global.

EnglishPortuguese