Mais 52 municípios recebem capacitação para oferecer tele-espirometria


No primeiro ano do projeto, foram emitidos mais de 3,2 mil laudos

O Centro de Telessaúde do HC-UFMG, em parceria com o Ministério da Saúde, vai oferecer tele-espirometria para mais 52 municípios, totalizando 152 cidades brasileiras, de médio e grande porte, com profissionais de saúde capacitados para a realização de diagnóstico de doenças respiratórias não infecciosas.

Nessa segunda fase do programa, profissionais da atenção básica do Mato Grosso, do Acre, do Rio Grande do Sul, do Paraná, da Bahia e de outros estados participaram de treinamento, dividido em dois módulos: um teórico, 30h de EaD; e outro prático, presencial na Faculdade de Medicina. Esses profissionais atuarão como referências das Unidades Básicas de Saúde em seus municípios, habilitados para a execução do exame e o treinamento de outros técnicos.

O programa tem vigência até 2 de dezembro de 2023. Após essa data, os municípios parceiros continuam realizando diagnósticos e laudos de forma independente. 

Qual a importância da espirometria?

A espirometria é um importante teste de função pulmonar para diagnóstico e acompanhamento de várias enfermidades respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a asma, e de sequelas da covid-19.

Ampliar a oferta do exame, antes restrito aos centros de especialidades das grandes cidades, é um dos objetivos do projeto, reduzindo o tempo de espera dos pacientes. A parceria também vai favorecer o diagnóstico e a intervenção precoces, em caso de doenças respiratórias.

EnglishPortuguese