Inscrições abertas para o curso online “Estudo de Carga Global de Doenças”.

02.09.2021

Estão abertas as inscrições do curso online em português “Estudo de Carga Global de Doenças (GBD)”.

O curso foi desenhado para os usuários que buscam uma introdução aos métodos e ferramentas do estudo GBD. O currículo é organizado em três componentes: 1) Módulos básicos; 2) Estudos de caso; e 3) Como o GBD pode ser usado para melhorar a saúde nos países e no mundo. Ao final, será realizado um questionário de avaliação.

Esse curso é uma versão autorizada e traduzida para o português pela equipe da Rede GBD Brasil do curso original produzido pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington – EUA. Além do conteúdo traduzido, o curso ainda conta com um estudo de caso adicional sobre a carga das doenças cardiovasculares no Brasil.

O curso GBD em português é um dos produtos do projeto “ANÁLISE DOS ANOS DE VIDA PERDIDOS POR MORTE PREMATURA OU VIVIDOS COM INCAPACIDADE NO BRASIL”, realizado pela Rede GBD Brasil, que é coordenada pelos Professores Deborah Malta e Antonio Ribeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais e conta com pesquisadores de diversas universidades brasileiras, em pareceria com o Ministério da Saúde.

Os objetivos são fornecer uma visão geral do estudo de Carga Global de Doenças (GBD) e oferecer oportunidades interativas para usar e explorar os resultados do estudo. Adicionalmente, fornecer bases metodológicas e empíricas para quantificar a carga da doença em níveis subnacionais, nacionais e globais. Assim, o curso ajudará a compreender a estrutura conceitual, as principais métricas e as estratégias analíticas usadas no estudo.  Além de poder explorar os resultados do estudo GBD por meio de ferramentas de visualização e exemplos de como traduzir as evidências em ação.

Perfil do cursista: estudantes, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores. É recomendável que o usuário tenha conhecimentos sobre epidemiologia.

O curso tem uma carga horária estimada de 15 horas e é composto por 19 módulos com vídeos, textos explicativos e exercícios, abrangendo uma ampla gama de conteúdos, a fim de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em áreas-chave do estudo GBD.

Período de inscrição:

Início: 01 de setembro de 2021.

Término: 30 de março de 2022.

Para se inscrever clique aqui.

Créditos:

O grupo de colaboradores do GBD Brasil se reuniu para transformar o curso online do estudo GBD acessível aos brasileiros.

• Coordenação da Rede GBD Brasil: Antonio Ribeiro (UFMG) e Deborah Malta (UFMG)
  • Coordenação do Curso: Ana Paula Souto Melo (UFSJ) e Ísis Eloah Machado (UFOP)
  • Professores colaboradores: Bruno Nascimento (UFMG), Ewerton Cousin (UFRGS), Lenice Ishitani (SMS-BH), Luísa Caldeira Brant (UFMG), Mariana Santos Felisbino-Mendes (UFMG), Valeria Passos (FCM-MG)
  • Edição da plataforma EAD: Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG (Lidiane Aparecida Pereira de Sousa – Coordenação; Johnny Júnio Barbosa Ramos e Natalia Alkmim – Design gráfico; Alex Lazzarotti – Edição de vídeos; Tatiane Ferreira, Alessandra Carneiro e Jânio Fonseca -; Edenia Santos Garcia Oliveira – Assessoria pedagógica; Alessandro Amadeu Fortini – Revisão final)