23.03.2015
Os aplicativos de sistema de suporte à decisão no infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC) foram implantados nas ambulâncias da Unimed BH, como parte do projeto piloto, que tem o tempo previsto de duração de 3 meses. Estes aplicativos são parte do projeto SIGTEL: Sistema Integrado de Gestão em Telessaúde, financiado pela FINEP.

Fonte imagens: saudept.com e portaldocoracao.uol.com.br

Fonte imagens: saudept.com e portaldocoracao.uol.com.br
O aplicativo IAM foi implantado nas 4 ambulâncias avançadas, com o objetivo de promover a capacitação dos profissionais no atendimento de pacientes com dor torácica e melhorar a adesão às recomendações presentes nas diretrizes do Ministério da Saúde. Foi realizada uma capacitação dos profissionais, usando casos clínicos simulados e manequim avançado de simulação.

Foto: Arquivos da RTMG
O aplicativo TeleAVC foi implantado nas 15 ambulâncias básicas, com o objetivo de auxiliar profissionais não médicos na triagem de pacientes com possível AVC e, consequentemente, melhorar o direcionamento de pacientes com suspeita de AVC para serviços de referência. O aplicativo gera alertas para melhor condução e direcionamento do caso, além de contar com um vídeo tutorial da Escala de Cincinnati, preconizada pelo Ministério da Saúde em caso de suspeita de AVC para atendimento pré-hospitalar.