01.10.2018
A equipe da Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG) esteve em Fortaleza entre os dias 24 e 28 de setembro para realizar treinamento do sistema de telediagnóstico ECG e assim dar início à implantação da Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD) no estado do Ceará.
O treinamento prático e teórico aconteceu no Núcleo de Telessaúde do Ceará e envolveu profissionais de saúde de 23 municípios cearenses.
Além da equipe do Núcleo Estadual de Minas Gerais HC-UFMG, responsável pelo serviço de tele-eletrocardiografia na ONTD, estiveram presentes na implantação, Marco Pélico Ferreira Alves, coordenador do Programa Brasil Redes e Emerson Costa Silva, pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/HUOL/UFRN.
A Oferta tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde, facilitando a realização de eletrocardiogramas, disponibilizando laudos a distância e, consequentemente, diminuindo os custos por meio da qualificação profissional e da redução de deslocamentos de pacientes.