Hospital das Clínicas/UFMG conquista 1º lugar em prêmio de inovação na Gestão Pública Federal

hospital-clinicas-ufmg-conquista-1-lugar-premio-inovacao-gestao-publica-federal

O Diretor Geral do Hospital das Clínicas da UFMG, Prof. Antônio Luiz Pinho Ribeiro, entre a Assessora de Planejamento e Projetos do CTS, Mônica Pena e a coordenadora do Centro de Telessaúde (CTS), Maria Beatriz Alkmim. / Foto: Divulgação ENAP

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG) conquistou o 1º lugar no 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, pelo projeto Teleassistência em rede para regiões remotas: melhorando o acesso da população à Atenção Especializada em Saúde. O anúncio e entrega dos prêmios, foram feitos ontem, 26, em Brasília, pelas seguintes autoridades: a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante; o Ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo Sant’ana; e o Presidente da Escola Nacional de Administração Pública ENAP, Paulo Carvalho.
A iniciativa do hospital se destacou por ser considerada uma das maiores experiências de teleassistência sustentável no mundo, servindo de modelo para outras experiências similares no Brasil e na América Latina. Os resultados alcançados com a prática de telessaúde impactaram positivamente na melhoria do acesso da população a serviços especializados e na fixação de profissionais em localidades remotas. Atualmente, o Centro de Telessaúde (CTS) do HC/UFMG coordena 821 pontos em operação no estado, de 660 municípios diferentes, o que evita o deslocamento de pacientes para a realização de exames, agilizando o diagnóstico e a assistência ou ainda internações desnecessárias.
Do total de 84 práticas inscritas, o concurso selecionou dez finalistas. Além do HC/UFMG, projetos da Agência Nacional de Aviação Civil; das Secretarias Geral e de Portos da Presidência da República; dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Justiça e da Saúde; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; do IBGE e da Universidade Federal de Lavras participaram da cerimônia de entrega das premiações.
“Para a nossa surpresa, o hospital se destacou mais uma vez diante de tantas práticas e experiências de instituições de relevância, sendo agraciado com esta importante condecoração. Isso mostra a importância do projeto para a instituição e para a população que usufrui dos seus benefícios, além de ser fundamental para o desenvolvimento da inovação da gestão pública em Minas Gerais e no Brasil”, ressalta Mônica Pena, assessora de Planejamento e Projetos do CTS, que esteve presente na cerimônia. O diretor-geral do hospital, professor Antonio Luiz Pinho Ribeiro, a coordenadora do Centro de Telessaúde (CTS), Maria Beatriz Alkmim também representaram o HC/UFMG na entrega do prêmio. Como premiação, o Centro de Telessaúde conquistou uma visita técnica ao Centro de Telemedicina de Tromso, na Noruega.
O concurso é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, juntamente com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e tem o objetivo de incentivar a melhoria da gestão pública no Brasil. O evento também contou com os lançamentos do livro, contendo os relatos das iniciativas premiadas nesta edição.

Conquistas

Esta foi a 7ª premiação do CTS, que já conquistou condecorações importantes como o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS/2011 com o 1º lugar na Categoria Trabalho Publicado; Prêmio Cidadania Sem Fronteiras/2011 do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o 1º Lugar na Categoria Saúde; Prêmio Melhores Práticas na Rede Federal de Educação do Ministério da Educação e Cultura, 1º lugar geral; Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS/2010 com o 1º lugar nacional categoria Dissertação de Mestrado; Prêmio Saúde! 2008 da Editora Abril com o 1º lugar nacional na categoria Saúde do Coração. O grande destaque foi o prêmio internacional International Health Promotion Awards/ Care Continuum Alliance, URAC, 2011.