Grupo de Telemedicina da Colômbia visita Centro de Telessaúde

Nos dias 28 de fevereiro a 4 de marco o Centro de Telessaúde recebeu a visita de representantes do grupo de Telemedicina da Universidade de Caldas da Colômbia. A equipe estava assim composta:

DOLLY MAGNOLIA GONZÁLEZ, Enfermeira e Professora Decana da Universidade de Caldas da Colômbia.

FERNANDO ÁLVAREZ LóPEZ, Cirurgião Pediátrico e Diretor do Grupo deTelessaúde da Universidade de Caldas da Colômbia.

CAMILO BARRERA VALENCIA, Medico Generalista. Coordenador médico do projeto de Telessaúde da Universidade de Caldas da Colômbia.

JEISON SANTA RESTREIPO, Engenheiro de sistemas e telecomunicações. Coordenador Operacional do projeto de Telessaúde da Universidade de Caldas da Colômbia.

A programaçao  da semana foi bem intensa. Além da troca de experiência e discussão das boas práticas na implementação e gestão de serviços de telemedicina e telessaúde, foco da visita, os colombianos puderam conhecer a Cidade Administrativa e receber as boas vindas do Sr.Secretario de Estado da Saude, Dr. Antonio Jorge e sua equipe.

Os visitantes foram ainda recebidos pelos diretores gerais e diretora de ensino do HC, pela diretora e vice-diretora da Escola de Enfermagem, coordenadores do Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina e participaram de reunião com os coordenadores de pólos da Rede Mineira de Teleassistência para conhecer o trabalho assistencial e acadêmico- cientifico desenvolvido pela Rede.

A riqueza das discussões e similaridade das experiências vividas pela equipe do Centro de Telessaúde do HC/UFMG e o Grupo de Telemedicina de Caldas culminaram num desejo comum de selar um acordo de cooperação com possibilidade de ampliação para outras áreas e serviços de interesse das duas universidades.

A programação da semana foi encerrada com uma visita ao Mercado Central para compra de lembranças e apreciação da comida e artesanato mineiros.