Encontro promove debate sobre os avanços da Telessaúde no Brasil e na América Latina


Aconteceu nos dias 8 e 9 de Novembro o  II Encontro Estadual de Atenção Primária e Telessaúde e o I Workshop de Especialistas e Usuários de Serviços de Telessaúde.  O evento realizado pela Rede de Teleassistência de Minas Gerais, coordenada pelo Hospital das Clínicas-UFMG em parceria com a SES-MG, teve como objetivo promover o debate acerca dos avanços e impactos sociais, econômicos e científicos da Telessaúde no Brasil e em outros países da América Latina.

O II Encontro Estadual de Atenção Primária e Telessaúde contou com uma programação científica que incluiu demonstração de tecnologias em Telessaúde, sessão de trabalhos científicos e treinamentos, foram expostas experiências brasileiras e internacionais em Telessaúde,  além da atualização dos serviços de Telessaúde em operação no Estado.

encontro-promove-debate-avancos-telessaude-brasil-america-latinaPara o coordenador Geral da Assistência Básica do Ministério da Saúde, Eduardo Melo, o encontro é uma fonte de diálogo e inspiração das políticas de saúde voltadas para essa área. “Do ano passado pra cá conseguimos grandes avanços com a ampliação do programa. A Telessaúde passa, mais explicitamente, a se colocar como Tecnologia de Gestão voltada ao cuidado, à Assistência em Rede. Através da Telemedicina podemos qualificar o atendimento e abrir novos caminhos”, acredita.

Pela segunda vez em Belo Horizonte, o gerente da Unidade de Gestão do Conhecimento e Comunicação da Organização Pan-americana (OPAS/Brasil), Nando Campanella, considera Minas Gerais um estado de destaque na experimentação de tecnologia. “Percebo os avanços que Minas obteve nos últimos oito anos com relação à Telemedicina. O que muito me alegra, visto que considero a teleconsulta a experiência mais avançada, dentro do projeto de saúde. Temos o Brasil como parceiro privilegiado, com condições de ser modelo para os demais países do mundo no que se trata de Teleassistência”, finaliza.

O I Workshop de Especialistas e Usuários de Serviços de Telessaúde que aconteceu no dia 09 de novembro, proporcionou aos participantes a discussão sobre os impactos sociais, econômicos e científicos dessa nova modalidade de atendimento médico.

Veja fotos:

encontro-promove-debate-avancos-telessaude-brasil-america-latina-1 encontro-promove-debate-avancos-telessaude-brasil-america-latina-2 encontro-promove-debate-avancos-telessaude-brasil-america-latina-3 encontro-promove-debate-avancos-telessaude-brasil-america-latina-4

EnglishPortuguese