Dissertação de mestrado analisa os benefícios da telemedicina para o SUS utilizando o exemplo da RTMG


23.03.2015

Fernanda Martins Viana defendeu em janeiro de 2015 a dissertação “Telemedicina: uma ferramenta para ampliar o acesso à assistência em saúde no Brasil”, para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) O texto completo foi recentemente publicado pela FGV.

O objetivo da dissertação foi analisar a telemedicina como ferramenta para ampliar o acesso à assistência em saúde no Brasil, dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi utilizada uma metodologia qualitativa analítica, envolvendo o estudo dos casos da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) e da Rede de Telessaúde do Canadá, buscando fornecer argumentos positivos para a incorporação da telessaúde em estratégias e políticas de saúde pública no Brasil.

Os resultados mostraram que a telemedicina é uma ferramenta eficiente para ampliar o acesso à assistência em saúde no Brasil, colaborando para o cumprimento dos princípios básicos do SUS, e que a incorporação da telessaúde dentro das políticas de saúde com financiamento integrado no orçamento público é fundamental para o sucesso desta ferramenta.

EnglishPortuguese