Curso Qualidade de Dados em Registro de Atenção Primária à Saúde (APS)


16.09.2020

O Departamento de Ciências de Dados (DCC-UFMG), em parceria com o Centro de Telessaúde HC-UFMG/Ebserh e a Faculdade de Medicina da UFMG, promove o Curso Qualidade de Dados em Registro de Atenção Primária à Saúde (APS), financiado pelo Ministério da Saúde. O curso visa preparar os profissionais da APS para o registro de dados de maneira adequada, como parte da estratégia do e-SUS APS, que faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. 

Com a capacitação, o profissional poderá avaliar de forma crítica o registro de dados no sistema e-SUS APS, verificar o impacto da qualidade de dados inseridos em formulários de coleta, utilizar os dados coletados para gestão do SUS e para tomada de decisão no âmbito das políticas públicas de saúde.  A formação do profissional de saúde nessa área é importante uma vez que a coleta qualificada de dados é essencial na APS. Boas práticas de registro podem ser aprendidas e treinadas levando a uma prestação de cuidado mais segura e efetiva, proporcionando a geração de relatórios de saúde mais confiáveis e úteis para planejar e monitorar ações de vigilância à saúde no território. 

O curso será oferecido por meio do ambiente virtual de aprendizagem com a utilização de recursos como videoaulas, infográficos e exercícios comentados baseados nas tarefas diárias das Unidades de Saúde.  Além disso, o participante terá acesso a um livro digital, em formato PDF, que poderá baixar e consultar quando quiser. O acesso poderá ser feito por meio do telefone celular, tablet, computador ou notebook conectados à internet. O Curso foi desenvolvido em duas versões, uma com a participação restrita para médicos, enfermeiros e odontólogos e outra voltada para agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem e agentes de endemias. O curso é gratuito com carga horária de 10 horas.

O registro de dados sobre a saúde do cidadão e do território é uma das atividades essenciais na APS, e a coleta qualificada de dados exige atitudes positivas diárias que possam apoiar as políticas públicas de saúde.  

EnglishPortuguese
Olá, sou Ana. Em que posso ajudar?
Chat Coronavirus