Congresso Mundial de Cardiologia


O World Congress of Cardiology 2014 (Congresso Mundial de Cardiologia), um encontro global de especialistas em doenças cardiovasculares e profissionais de saúde pública, aconteceu em Melbourne, Austrália, entre os dias 4 e 7 de maio. Trata-se de uma grande conferência internacional que aborda a importância da saúde cardiovascular e doença em escala global, atraindo um corpo docente internacional forte e renomado de especialistas.

O evento é organizado pela World Heart Federation e acontece a cada dois anos. Neste ano foram apresentadas 150 sessões em cardiologia, política e saúde pública, além de mais de 1000 resumos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.

A Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) teve a honra de participar ativamente e expor os resultados dos estudos na área de cardiologia que vem desenvolvendo. A Rede foi representada pela Professora Doutora Milena Soriano Marcolino e pelo Professor Doutor Antonio Luiz Ribeiro. Quatro estudos foram apresentados:

– “Chest pain in primary care: a study by a telecardiology service”1. O pôster mostrou os resultados de uma pesquisa que avaliou a prevalência de ECG alterados no atendimento a pacientes com queixa de dor torácica na Atenção Primária.

– “Electrocardiographic abnormalities in elderly patients in primary care”2. O estudo analisou a prevalência de alterações eletrocardiográficas em pacientes idosos na Atenção Primária.

– “Electrocardiographic abnormalities in a large sample of primary care patients with Hypertension”3. A pesquisa avaliou a prevalência de alterações eletrocardiográficas em pacientes com hipertensão na Atenção Primária.

– “The implementation of the myocardial infarction system of care in a large city in Brazil”4. Uma pesquisa que avaliou o impacto da implementação da linha de cuidado do infarto no município de Belo Horizonte (BH). Além da organização do fluxo de atendimento dos pacientes, houve implantação do ECG digital nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com transmissão para análise nas Unidades Coronarianas do Hospital das Clínicas da UFMG e Santa Casa de BH.

O Professor Doutor Antônio Luiz Ribeiro apresentou a sessão “Emerging knowledge about atrial fibrillation in Brazil”, em usou dados sobre a prevalência de fibrilação atrial nos ECGs realizados pela RTMG. Estes dados mostram que a prevalência de fibrilação atrial no Brasil é semelhante à prevalência em países desenvolvidos. Entretanto, apenas pequena proporção dos pacientes está em uso de terapia anticoagulante. Estes dados despertaram grande interesse em pesquisadores internacionais renomados, como a Professora Doutora Emilia Benjamin, da Universidade de Boston.

1 – Autores: Milena S. Marcolino, Tati G. P. Assis, Daniel M. F. Palhares , Maria Beatriz M. Alkmim, Antonio L. Ribeiro.

2 – Autores: Milena S. Marcolino, Ana M. Ribeiro, Tati G. P. Assis, Maria Beatriz M. Alkmim, Antonio L. Ribeiro.

3 – Milena S. Marcolino, Barbara C. A. Marino, Maria Beatriz M. Alkmim, Antonio L. Ribeiro.

4 – Autores: Milena S. Marcolino, Luisa C. C. Brant, de Araujo J. Guimarães, Bruno R. Nascimento, Luiz Ricardo A. Castro, Paula Martins, Lucas Lodi Junqueira, Antonio L. Ribeiro

EnglishPortuguese