14.05.2020
Desenvolvido por uma equipe de médicos e profissionais de tecnologia da informação do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, o chatbot é um aplicativo em ambiente móvel/web que utiliza árvore de decisão baseada em evidências e inteligência artificial com o objetivo de orientar e informar, de forma automática, o cidadão com dúvidas relacionadas à COVID-19 e/ou avaliar seu estado de saúde.
Em destaque no portal de notícias G1, o chatbot inicia conversa com perguntas básicas como nome, idade e sexo. Outras questões, referentes a sintomas comuns da doença, como febre persistente e falta de ar, além de pré-existência de fatores de risco, são feitas, para classificar o paciente por prioridade como emergência, urgência, casos moderados ou leves. Assim, a proposta é indicar ao paciente a hora de ir ao hospital, para evitar sobrecarga dos serviços de saúde e mais disseminação da doença.
Todas as questões foram elaboradas com base em protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa, tendo como referência ainda, diversos artigos científicos publicados sobre a COVID-19 desde o início da pandemia.
Para utilizar o aplicativo, acesse nosso site telessaude.hc.ufmg.br ou envie uma mensagem para o número de WhatsApp (31)7142-3018.
Leia a notícia completa no portal de notícias G1: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/05/13/plataforma-do-hospital-das-clinicas-de-bh-faz-triagem-de-pacientes-com-suspeita-de-covid-19-sem-sair-de-casa.ghtml