Cerimônia de Inauguração das Salas de Telepresença – RUTE

Aconteceu em 01 de março de 2012 a cerimônia de inauguração das salas de Telepresença da Rede Universitária deTelemedicina (RUTE) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Em caráter inédito, a cerimônia aconteceu simultaneamente através do serviço de Telepresença da RNP, a partir dosnúcleos de Telemedicina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); além das salas da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Unidade do Rio de Janeiro e da RNP Brasília.

cerimonia-inauguraca-1

Cerimônia de Inauguração

cerimonia-inauguracao-2

Cerimônia de Inauguração

Em Brasília, estiveram presentes o Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Rodrigues Elias,o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Pessoa Lins, o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, o Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa, Arquimedes Diógenes Ciloni e o Diretor Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

Em Minas Gerais, na sala de Telepresença localizada no Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas/UFMG (CTS-HC/UFMG), contamos coma a presença do Magnífico Reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, do Diretor Geral do Hospital das Clínicas, Prof. Antônio Luiz Pinho Ribeiro, da Coordenadora do Centro de Telessaúde, Drª Beatriz Alkmim, de toda diretoria do Hospital das Clínicas/UFMG, do Prof. Francisco Pena, Diretor da Faculdade de Medicina/UFMG, bem como a honrosa presença do Dr. Luiz Ary Messina, Gerente do Projeto Da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

professores-2

Drª Beatriz Alkmim e Dr. Luiz Ary Messina

professores-1

Prof. Clélio Campolina Diniz e Prof. Antônio Luiz Pinho Ribeiro

No evento, as autoridades presentes em cada uma das instituições, vivenciaram a sensação de imersão que a Telepresença proporciona, a impressão era que todos estavam fisicamente à mesa de de reunião, mesmo estando distantes. Por contar com áudio  e vídeo de alta resolução e telas grandes nas salas, foi possível presenciar os interlocutores em tamanho real.

conexao-hc-ufmg-ministro-ciencia-tecnologia-inovacao

Conexão HC/UFMG com Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ao final da tarde o Excelentíssimo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, visitando a RNP, conectou-se ao Hospital da Clínicas HC/UFMG através da sala de Telepresença reunindo-se com o Diretor do HC, Prof. Antônio Luiz Pinho  Ribeiro, a Coord. do CTS-HC/UFMG, Drª Beatriz Alkmim e com o Gerente de Projetos RUTE, Dr. Luiz Ary Messina. Através de uma conversa descontraída ele conheceu a nova tecnologia, os projetos de telemedicina da Rute e como a Telepresença contribuirá para a realização de consultas à distância, segunda opinião médica e capacitação.