Centro de Telessaúde do HC-UFMG organiza Workshop Internacional sobre Doenças Infecciosas no Brasil

04.12.2018

Aconteceu entre 19 e 22 de novembro de 2018, o workshop Infectious Diseases in Brazil – Raising the profile e o 4th Annual Meeting of the Post-Graduate Program in Health Sciences: Infectious Diseases and Tropical Medicine na Faculdade de Medicina da UFMG, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical. Financiado pelo British Council e pela FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, com apoio da equipe do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, o evento proporcionou o compartilhamento de conhecimento e construção de novas colaborações sob a forma de redes de pesquisa entre o Reino Unido e o Brasil.

O evento foi coordenado pelo Professor James Batchelor, pesquisador da Universidade de Southampton e pelos Professores Eduardo Antonio Ferraz Coelho e Antonio Luiz Pinho Ribeiro, coordenadores do Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical da UFMG. O Professor Myron Christodoulides e Dra. Rebecca Brown, da Universidade de Southampton, participaram da organização do evento, além de uma rede de pesquisadores de ambas as instituições.

O workshop teve como objetivo harmonizar os pontos principais das pesquisas da Universidade de Southampton e da UFMG e explorar como elas podem ser aproveitadas para gerar um programa de pesquisa sustentável e de alto impacto que se traduz em benefícios significativos para os pacientes e redução da carga de doenças infecciosas no Brasil.

Na segunda parte do evento, o Encontro de Pesquisa, diversos pesquisadores envolvidos com os temas doenças infecciosas, políticas de saúde e sistemas de pesquisa em saúde, discutiram diferentes aspectos da pesquisa em doenças infecciosas no Brasil, dentro de contextos de populações vulneráveis, ajudando a identificar áreas de alta prioridade para futuras propostas de pesquisa no tema no país.