A Rede Mineira de Teleassistência faz história em Juiz de Fora

A Rede Mineira de Teleassistência é uma importante ferramenta de assistência e pesquisa. Ao oferecer um sistema a distância de consultoria e discussão de casos clínicos críticos em cardiologia, a rede contribui para agilizar o tratamento de pacientes de 660 municípios mineiros. O polo de Juiz de Fora, que funciona no Hospital Universitário da UFJF/unidade Santa Catarina, em parceria com a Fundação HU, oferece suporte técnico para 132 cidades do estado. Quem sabe sobre todo esse trabalho raramente desconfia que ele é feito por uma equipe de apenas duas pessoas, para quem o tempo trabalhando juntas gerou uma grande amizade.

Sob a orientação do professor Adelson Geraldo Almeida Resende, Nani Zaché e Juliano Pilato contribuem há anos para o funcionamento da rede. “Nosso trabalho é garantir que todos esses 132 municípios delegados ao nosso polo permaneçam em perfeito funcionamento”, diz Nani, que começou a trabalhar no Hospital em 2006, na área de informática. Por conta de seu desempenho e iniciativa, foi indicada para assumir o programa em Juiz de Fora desde seu lançamento.

Com o tempo e a expansão do programa, foi necessária a presença de mais um membro. Escolhido pela qualidade de seu trabalho, Juliano entrou em cena. “Trabalhando com informática, eu acabei passando por diversos setores. Assim, pude conhecer várias pessoas, inclusive a Nani. Isso acabou ajudando para que eu assumisse a função”, contou Juliano, exaltando a boa convivência que sempre está presente em sua rotina no HU.

O trabalho conjunto dos dois acabou por originar uma grande amizade. “A nossa cumplicidade é enorme. Não conseguimos ficar longe um do outro durante as férias, estamos sempre nos telefonando”, brincou Nani. Sentimento este acompanhado de satisfação. “Apesar de ser um grande trabalho, é uma responsabilidade boa. É gratificante saber que o projeto ajuda tantos municípios e pessoas”, garante Juliano, que também destaca o aumento de abrangência da rede, que iniciou seu trabalho atendendo a 15 municípios, número quase dez vezes menor ao atual.