29.03.2019
Foi publicado, em março de 2019, na revista Journal of Medical Internet Research – Mhealth Uhealth, um artigo produzido pela equipe da Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG) intitulado “Development and Evaluation of a Mobile Decision Support System for Hypertension Management in the Primary Care Setting in Brazil: Mixed-Methods Field Study on Usability, Feasibility, and Utility”.
O estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade, usabilidade e utilidade de um sistema informatizado de suporte à decisão no cuidado de pacientes com hipertensão arterial no cenário da atenção primária brasileira.
Apesar de ser um importante fator de risco cardiovascular, a hipertensão arterial tem baixos níveis de controle em todo o mundo. Sistemas informatizados de apoio à decisão clínica podem ser eficazes na redução da pressão arterial, com potencial impacto na redução do risco cardiovascular.
O aplicativo TeleHAS consiste em uma plataforma que integra dados clínicos e laboratoriais sobre um determinado paciente, a partir dos quais realiza o cálculo do risco cardiovascular e fornece recomendações baseadas em evidências derivadas de diretrizes brasileiras e internacionais para o gerenciamento da hipertensão e do risco cardiovascular. Dez médicos de famílias de diferentes unidades básicas de saúde de Montes Claros – MG foram selecionados aleatoriamente para utilizar o sistema para o atendimento de pacientes hipertensos por seis meses. Após 3 e 6 meses, a viabilidade, usabilidade e utilidade do sistema na rotina de atendimento da equipe de saúde foi avaliada por meio de questionário padronizado e entrevista semiestruturada.
Concluiu-se no estudo que o sistema desenvolvido para auxiliar o manejo de pacientes com hipertensão arterial foi viável no contexto de um cenário de atenção primária em um país de renda média, com boa satisfação do usuário e potencial para melhorar a adesão a práticas baseadas em evidências.
O aplicativo TeleHAS, testado neste trabalho, serviu de base para um aplicativo de controle de hipertensão de diabetes, desenvolvido e testado na região do vale do Mucuri no projeto HealthRise, um estudo internacional conduzido entre 2016 e 2018, com financiamento da Fundação Medtronic.