SGTES recebe coordenadores do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes


22.02.2018

“A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) recebeu, no dia 07 de Fevereiro, coordenadores de Núcleos do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes para discutir sobre os rumos do programa na nova gestão. Estiveram na pauta do encontro ações para o fortalecimento do Telessaúde, a possibilidade de maior articulação entre as secretarias do Ministério da Saúde envolvidas com o tema, além do DataSus e do Fundo Nacional de Saúde.

Além disso, foram apresentados estudos de impacto, custo e eficiência dos serviços oferecidos pelos Núcleos. Um deles, exposto pelo professor Renato Minelli Figueira, do Núcleo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrou que a Oferta Nacional de Telediagnóstico em Eletrocardiograma (ECG) diminuiu o custo do exame de R$ 42,73 para R$ 7,80.

Participaram da reunião, além de Minelli, a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro; o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Hélio Angotti Neto; os coordenadores do Deges Marcos Pélico, Lilian Leite e Vanessa Rezende; o médico e gestor Alessandro Vasconcelos; e os representantes dos Núcleos: Alexandre Tales (Goiás), Raquel Rolim (Ceará), Luiz Roberto de Oliveira (Ceará), Claudia Galindo (São Paulo), Maria Beatriz Alkmim (Minas Gerais), Maria Cristina Calvo (Santa Catarina), Magdala de Araújo (Pernambuco) e Cláudio de Souza (Minas Gerais).

O Telessaúde

O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes foi instituído por meio da Portaria do Ministério da Saúde nº 35 de janeiro de 2007, e redefinido e ampliado por meio da Portaria MS nº 2.546, publicada no dia 27 de outubro 2011. É coordenado pelas Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção à Saúde (SAS).

Possibilita o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoio assistencial por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação (TIC).”

Por NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/noticias/sgtes/45198-sgtes-recebe-coordenadores-do-programa-nacional-telessaude-brasil-redes> Acesso 22 Fev 2019

 

EnglishPortuguese