17.12.2018
Aconteceu em Roraima, entre os dias 10 e 14 de dezembro, a segunda fase da implantação da Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD). Previamente, a equipe do Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais HC-UFMG esteve no estado entre os dias 22 e 26 de outubro para dar início à implantação.
Helen Lisboa Alves – Gestora de Campo do Núcleo MG e Carlos Henrique Souza – Supervisor de Suporte Técnico do Núcleo MG realizaram treinamento no sistema de telediagnóstico ECG para cerca de 90 profissionais de saúde de Boa Vista durante três dias e, posteriormente, para uma média de 30 profissionais de saúde de 5 municípios do interior do estado: Normandia, Iracema, Amajari, Mucajaí e Bonfim.
Os treinamentos contaram com o apoio de Maristela Veiga dos Santos, Coordenadora do Núcleo de Telessaúde Roraima, e foram divididos em apresentação teórica e capacitação sobre o posicionamento correto de eletrodos na parte da manhã, seguida por realização de eletrocardiogramas em pacientes da região na parte da tarde.
Em um último momento, foi realizada uma videoconferência entre o Núcleo MG e os gestores de saúde dos municípios participantes da implantação com o objetivo de sanar dúvidas sobre o serviço de telediagnóstico e sobre a Oferta.
A ONTD tem entre seus objetivos facilitar a realização de eletrocardiogramas, disponibilizando laudos a distância, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde nos municípios remotos do Brasil.