Bahia é o segundo estado a ser contemplado pela Oferta Nacional de Telediagnóstico


31.10.2017

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde incorporou, a partir de 2016, a Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD) no Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.

O Núcleo Estadual de Telessaúde de Minas Gerais HC-UFMG foi definido nesse projeto como um Núcleo Especialista, sendo responsável pelo serviço de tele-eletrocardiografia, por ter elevada capacidade instalada para produzir com qualidade e larga escala em laudos de exames diagnósticos. O estado do Acre foi o primeiro estado brasileiro selecionado como piloto no ONTD.

A Bahia foi o segundo estado contemplado pela Oferta Nacional e a equipe do Núcleo Técnico-Científico do Telessaúde Bahia (NTC/BA) realizou treinamento no Centro de Telessaúde do HC-UFMG nos dias 19 e 20 de outubro. A primeira etapa da implantação será realizada de forma conjunta entre o Núcleo Especialista e o Núcleo Estadual, com a finalidade principal de treinamento da equipe do Núcleo Estadual na tecnologia do telediagnóstico.

Os Núcleos darão sequência à implantação em um evento na cidade de Vitória da Conquista entre os dias 06 e 09 de novembro.

O estado da Bahia possui vasta extensão territorial, sendo o quinto maior estado do Brasil e o mais populoso da região Nordeste. A implantação do serviço de telediagnóstico ofertado pelo NTC/BA proporcionará acesso remoto a recursos de apoio a diagnósticos e tratamentos essenciais à atenção integral à saúde, seguindo a proposta do telediagnóstico de reduzir custos em saúde, evitar longos deslocamentos de pacientes e profissionais.

Foto: Equipe do Núcleo Técnico-Científico do Telessaúde Bahia (Allan Cruz, Michele Almeida, Thiago Piropo, Juliana Elias, Helena Salomão, Eliane Maria) em treinamento no Centro de Telessaúde do HC-UFMG.

EnglishPortuguese