Aconteceu no dia 20 de março de 2017 o lançamento do projeto HealthRise Brasil para a região de Teófilo Otoni, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus do Mucuri. O projeto, resultado de parceria entre a Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc)/UFVJM e o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, conquistou recurso de US$ 900 mil, de financiamento internacional (Medtronic Foundation), para a detecção e o controle de pacientes portadores de hipertensão arterial e diabetes na região de Teófilo Otoni.
Superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Paula Medrado; o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; o reitor da UFVM, Gilciano Saraiva Nogueira; o representante da UFMG, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, e o diretor da Fammuc, Patrick Endlich, participaram da mesa de abertura do evento. Foto: Giullio Pietro/UFVJM
O projeto envolverá onze cidades da região do Mucuri: Ataleia, Catuji, Crisólita, Frei Gaspar, Itaipé, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Setubinha e Teófilo Otoni, que é a cidade sede. Prefeitos ou representantes desses municípios também participaram do evento, quando foi assinado o termo de compromisso para a realização do HealthRise.
Integrantes da equipe do Projeto HealthRise Brasil para a região de Teófilo Otoni, prefeitos e representantes dos municípios envolvidos. Foto: Cássio Cardoso/UFVJM
HealthRise
Para atender aos objetivos da Organização Mundial de Saúde (WHO – World Health Organization), que lançou a campanha “25 by 25”, a meta do HealthRise é contribuir para uma redução de 25% na mortalidade prematura associada à DCV até o ano 2025. Por causa disso, o programa financia projetos que têm como foco o aumento da triagem e diagnóstico de DCV e diabetes, aumento da gestão e do controle de DCV e do diabetes.
O HealthRise é direcionado para o Brasil, Índia, África do Sul e Estados Unidos. Em cada país, ele atua para apoiar projetos inovadores que capacitam as pessoas portadoras dessas doenças e fornecem condições para que profissionais da saúde abordem melhor as necessidades dessas populações.
Discentes do curso de Medicina do Mucuri fazem apresentação musical no evento – Foto:Giullio Pietro/UFVJM
Fonte: Portal UFVJM. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/reitoria/6843-2017-03-21-15-15-32.html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT >. Acesso em: 15 de janeiro de 2018.