App sobre Cuidados Paliativos é um dos mais baixados do Brasil


21.02.2017

App sobre Cuidados Paliativos é um dos mais baixados do Brasil

Um software sobre Cuidados Paliativos criado pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para orientar profissionais de saúde colocou o hospital no ranking de aplicativos mais baixados do Brasil. Intitulado “Cuidados Paliativos: HC-UFMG”, o app, lançado no último dia 5, é o segundo da área médica com mais downloads nos últimos 15 dias.

O aplicativo foi instalado em cerca de 1784 aparelhos. Para efeito comparativo, um app sobre o mesmo tema desenvolvido pela Rentix Sistemas e lançado no dia 19 de janeiro contabiliza, até o momento, menos de 100 downloads.

Segundo a analista de sistemas do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, Thábata Sá, o fato de o software não ser restrito a profissionais de saúde e de se tratar de um hospital universitário impulsionou a adesão. “Não tivemos nenhuma campanha de divulgação. Considerando apenas o boca a boca, é um número extraordinário”, garante.

Desenvolvido pelos médicos do HC-UFMG Taís Marina de Souza, Laila Carine Ferreira Lodi Junqueira e Munir Murad Junior, o aplicativo vai ajudar a agregar qualidade à vida do paciente portador de doenças complexas ameaçadoras da vida e a aliviar o sofrimento.

Como funciona

O app é divido em quatro partes. A primeira, teórica, explica o que são os Cuidados Paliativos, práticas que ajudam a aliviar o sofrimento e agregar qualidade de vida ao processo de morrer.

As duas seguintes avaliam a escala funcional e outros sintomas do paciente, respectivamente. “Por meio de um questionário, o profissional avalia como está o dia a dia do paciente, como por exemplo, se ele consegue caminhar sozinho. Também há uma avaliação rápida e simples dos principais sintomas relatados, em que é possível identificar se há necessidade de mudança no tratamento” explica a médica Taís Marina de Souza.

Depois de preenchido, o questionário gera um percentual identificando a faixa de dependência da pessoa e trazendo sugestões de cuidados. Além disso, há um passo a passo para auxiliar o profissional na comunicação das más notícias. O download gratuito pode ser feito através da Google Play.

011

Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.

 Por Luna Normand de Assis Rocha
EnglishPortuguese