No dia 20 de Outubro de 2016, o Núcleo de Telessaúde da UFSJ/CCO, integrante da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), realizou treinamento e capacitação na realização de Eletrocardiograma Digital (ECG) no município de Barroso. Os profissionais de saúde participantes obtiveram informações sobre o sistema e sua utilização e podem, a partir de agora utilizar o sistema de telediagnóstico da RTMG.
O tele-eletrocardiograma é a principal modalidade de exame de telediagnóstico realizado pela Rede. O reconhecimento precoce do acometimento cardíaco em condições crônicas, como na hipertensão, e o reconhecimento de condições que exigem o tratamento rápido, como o infarto agudo do miocárdio e as arritmias cardíacas, são aplicações úteis e eficazes da tele-eletrocardiografia. A redução dos encaminhamentos de pacientes e a possibilidade de comunicação entre os profissionais dos locais remotos com os grandes centros são também potenciais benefícios do telediagnóstico.
Com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, o município de Barroso está localizado na Mesorregião Campo das Vertentes, a 208 km da capital do estado, Belo Horizonte. Localiza-se dentro da região do antigo circuito Trilha dos Inconfidentes e agora passa a compor a RTMG, assim como outros 126 municípios, acompanhados pelo Núcleo de Telessaúde da UFSJ/CCO.