13.10.2016
Centro de Telessaúde do HC-UFMG desenvolve aplicativo para acompanhamento e manejo do tratamento com anticoagulante oral
O dia mundial da conscientização sobre a trombose, celebrado hoje, 13/10, tem o objetivo de colocar a população em contato com profissionais que atuam na área de hemostasia e trombose, organizações médicas e científicas a fim de conscientizar sobre o tema.
Estima-se que os coágulos sanguíneos sejam responsáveis pela morte de um indivíduo a cada 37 segundos. O tromboembolismo venoso é a terceira maior causa de morte no mundo, acometendo cerca de 1:1.000 adultos por ano, sendo passível de prevenção na maioria dos casos. Os fatores de risco estão associados a cirurgias, internações hospitalares, contraceptivos orais, dieta não balanceada, obesidade, tabagismo, além de fatores hereditários.
Um aplicativo para acompanhamento e manejo do tratamento com anticoagulante oral varfarina com ferramenta de suporte à decisão está sendo desenvolvido pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas-UFMG, com o objetivo de aumentar a segurança do profissional que está acompanhando pacientes em uso dessa terapia e, em longo-prazo, reduzir a incidência de complicações tromboembólicas e também hemorrágicas.
Atualmente, esse sistema encontra-se em implantação no Ambulatório de Anticoagulação do HC-UFMG para validação e, propõe-se com ele, o uso futuro na Atenção Primária melhorando o acompanhamento de pacientes em uso desse anticoagulante e dando suporte à decisão para os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde.
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mobilizará a comunidade hospitalar para a importância de se conversar sobre a doença, com a seguinte programação:
13/10 – Distribuição de cartilhas informativas e orientação à população no entorno do hospital
14/10, às 11h, auditório do Ambulatório Borges da Costa – Profissionais de saúde irão tirar dúvidas de pacientes sobre trombose venosa, seus sintomas e formas de prevenção.
20/10 , às 19, na Faculdade de Medicina – Palestra sobre o tema para alunos da Faculdade de Medicina da UFMG.