Nota da Organização Pan-Americana da Saúde sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio


15.09.2016

No marco do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou uma nova publicação que reúne estratégias para a prevenção do suicídio nas Américas, onde a cada ano ocorrem cerca de 65 mil mortes evitáveis por esse motivo.

O suicídio é um tema complexo, com uma multiplicidade de fatores intervenientes, portanto não há apenas uma resposta para esse problema. A publicação inclui capítulos sobre fatores associados à conduta suicida em que se abordam temas como religião e espiritualidade, uso de substâncias e o papel da personalidade no tratamento e na prevenção do suicídio entre adolescentes. Ao fim da publicação, são discutidos problemas e estratégias relacionados aos componentes metodológicos nos programas de prevenção ao suicídio em um capítulo preparado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

O conhecimento acerca do comportamento suicida tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. No entanto, o suicídio continua tendo baixa prioridade nas ações de saúde pública. Espera-se que o novo relatório da OPAS sirva para a elaboração e aplicação de estratégias integrais de prevenção ao suicídio, a implementação racional de ações e para a avaliação das intervenções e sua ampliação.

Leia a publicação completa aqui.

EnglishPortuguese