14.03.2016
Daniel Moore Freitas Palhares defendeu no dia 07/03/2016, a dissertação “Análise de Eletrocardiogramas digitais de pacientes assistidos pela Rede de Teleassistência de Minas Gerais”, para obtenção de título de Mestre no Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo contou com orientação do coordenador da RTMG, Prof. Antônio Luiz Pinho Ribeiro e teve como co-orientadora a Profª. Milena Soriano Marcolino, coordenadora da divisão científica da RTMG. Ronald Prineas, Professor emérito da Wake Forest University da Carolina do Norte nos Estados Unidos, participou da banca examinadora da dissertação.
Considerando-se essencial estudar quais são os percentis de parâmetros eletrocardiográficos por sexo e faixa etária de pacientes da atenção primária para definir os valores de referência e os critérios de normalidade para a população, o objetivo do trabalho foi estabelecer os valores de referência da população brasileira, com base em uma amostra de Minas Gerais. Para isso utilizou-se a base de dados de mais de 2,5 milhões de laudos de eletrocardiogramas realizados pela RTMG.
Os resultados forneceram valores de referência para frequência cardíaca, eixo frontal das ondas P, QRS e T, duração das ondas P, QRS e T, intervalos PR, QT e QT corrigido pelos métodos Hodges, Bazett, Fridericia e Framingham. Foram estabelecidos os valores de referência para pacientes brasileiros maiores de um ano. Os resultados do estudo são comparáveis aos resultados de estudos realizados em diferentes populações.
Daniel Moore em sua apresentação
Prof. Antonio Ribeiro, Daniel Moore e participação do Prof. Ronald Prineas
Thales Mendonça, Daniel Moore, Prof.ª Milena Marcolino, Prof. Antonio Ribeiro