O Centro de Telessaúde e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais realizaram até janeiro/2016 o total de 2.501.783 laudos de eletrocardiogramas e 74.318 teleconsultorias respondidas. Em 2016, as pesquisas de satisfação respondidas apontam que 76% dos usuários declararam-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as respostas obtidas pelas teleconsultorias. A pesquisa apontou também que dos atendimentos realizados, em 74% dos casos evitou-se o encaminhamento dos pacientes a outros níveis de atenção com o uso do sistema de teleconsultoria.
A cada mês uma faixa populacional será selecionada e o respectivo município apresentado.
Destaque do mês: Lagoa dos Patos – Faixa populacional até 5.000 habitantes.
No próximo mês, destacaremos o município com maior produção na faixa populacional acima de 5.001 até 10.000 habitantes.
População estimada 2015 (IBGE): 4.272
População 2010 (IBGE): 4.225
HISTÓRIA DE LAGOA DOS PATOS
O surgimento do município se deu por volta de 1910, com a chegada do forasteiro conhecido como Aniceto Pedreiro, um folião de reis, que ia de fazenda em fazenda com outros foliões para tocar e cantar Folia do Bom Jesus.
Como forasteiro, não tinha lugar fixo, mas construiu no local um rancho as margens do Córrego Boqueirão, para sua subsistência plantou mandioca, milho, feijão, cana de açúcar e fumo. Chamou o lugar de Estrela do Bom Jesus.
Nos finais de semana ocorriam festas conhecidas como domingadas, frequentadas também pelo pessoal das fazendas vizinhas. O costume fez com que muitos agregados construíssem seus ranchos para ir aos finais de semana, dando origem a um povoado que foi chamado de Pita e Bebe também conhecido como Pitão.
Aniceto Pedreiro também construiu uma simples capela. Com o passar dos anos, os moradores sentiram necessidade de construir uma capela maior, planejaram sua arquitetura e concluíram a obra por volta de 1953.
Em 1962 o local tornou-se distrito de Coração de Jesus e em 1963, após sua emancipação política, tornou-se município.
O topônimo do município surgiu quando em 1903, foi construída uma pequena represa no córrego Boqueirão, provocando a formação de uma lagoa. Um tempo depois, esta lagoa transformou-se no ″Habitat″ de patos selvagens. Sem causa conhecida, a lagoa se transformou num pantanal causando o êxodo das aves. Em 1924 a ″revoada dos patos″ missionários, no desempenho de suas funções, sugeriram o nome de ″Lagoa dos Patos″ para o povoado.
Fonte: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=313730&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas (acessado em 04/02/2016)
Fonte: http://www.lagoadospatos.mg.gov.br/arquivos/foto/baner.jpg (Acessado em 04/02/2016)