Alkmim MBM, Figueira RM, Abreu MPD, Cunha LR, Maia JX, Ribeiro ALP. Simple solutions for big challenges: how to structure and keep a large scale telecare service. Latin Am J Telehealth, Belo Horizonte, 2009; 1 (1): 78-89
O objetivo desse artigo é descrever soluções adotadas na estruturação e manutenção de um serviço de teleassistência de grande porte para regiões remotas do estado de Minas Gerais. Durante quatro anos de operação foram realizadas mudanças na metodologia de implementação, na estrutura tecnológica e na forma de prestação de serviços de teleassistência. Essas mudanças culminaram em 709 pontos com significativos resultados: redução do tempo e dos custos de implementação de serviços de telessaúde; treinamento de um maior número de profissionais de saúde; aumento do número de atividades realizadas com redução do número de encaminhamentos para a atenção especializada e diminuição do tempo de resposta às solicitações. Estudos econômicos foram realizados e os custos referentes à implementação e manutenção foram apurados permitindo encontrar o ponto de equilíbrio para a sustentabilidade econômica do serviço. A experiência permite concluir que é possível incorporar serviços de telessaúde ao Sistema Público de Saúde se forem adequados a real necessidade da população e resolverem os problemas da rotina diária dos profissionais de saúde, devendo ainda ser simples, compatíveis com a infraestrutura tecnológica local e economicamente sustentáveis. Palavras-chave: Telemedicina/organização & Administração; Administração de Serviços de Saúde; Custos de Cuidados de Saúde; Telecomunicações; Redes de Comunicação de Computadores; Áreas Remotas; Consulta Remota